playlist Music

sábado, 4 de maio de 2019

EDU GUIMARÃES - MEMÓRIAS DO BRASIL PELA SANFONA


A ideia é um achado. Mas, nem só de ideias boas vivem as obras. Elas precisam ser bem realizadas. E aqui, no caso do sanfoneiro e pianista Edu Guimarães, ocorrem as duas coisas. Ele tinha como projeto contar – tocar – as memórias do país através da sanfona. E o fez com maestria.
O seu recém lançado “Memórias do Brasil pela Sanfona”, com apoio do Programa de Ação Cultural (ProAC), passeia com naturalidade e virtuosismo por diversas vertentes ancestrais e contemporâneas da nossa música.

Edu Guimarães é baiano, mas vive em Campinas (SP) há 15 anos.  É sanfoneiro e pianista de mão cheia. Causa até estranhamento que já não seja um grande nome da nossa música instrumental. Além disso, é também um grande compositor.

Com influência da música popular brasileira, sobretudo dos nossos grandes músicos, como Dominguinhos, Sivuca, Hermeto Pascoal, Moacir Santos e Villa Lobos, seus ritmos e diversas vertentes, Guimarães tem uma formação que voa muita além do popular.

Suas composições são bem elaboradas, com melodias e harmonias ricas e ao mesmo tempo saborosas, derramadas, boas de ouvir, daquelas que não dão trabalho pro espectador.
Outra curiosidade a seu respeito é que, apesar ainda dos inúmeros projetos que já realizou vida afora, “Memórias do Brasil pela Sanfona” é o seu primeiro disco.

O álbum conta com, além do próprio Edu Guimarães (sanfona), os músicos Levi Ramiro (viola), Pedro Romão (percussão) e Ramon Del Pino (contrabaixo). Além deles, conta ainda com as participações da cantora Aline Fernandes, Déo Rian (bandolim), Gustavo de Medeiros (guitarra), João Casimiro (bateria) e Marcelo Onofri (Piano).

Os músicos são imprescindíveis na qualidade final do disco. Composições belíssimas como “Minuano”, “Saga do Pau-Brasil”, com a suas variações rítmicas, ente outras, ganham em intensidade e sonoridade a cada participação.

“Memórias de um Bandolim” faz a sanfona soar feito bandolim e vice e versa, com o toque mágico de Déo Rian. Apesar de predominantemente instrumental, o disco ainda ganha uma canção, na bela interpretação de Aline Fernandes. O boi, ritmo maranhense, fica suave, delicado em “Cururupu”.
Quando se aproxima o final, o instrumento, que no álbum já foi a gaita do Sul e o acordeon do Sudeste, vira a sanfona do Nordeste e se derrama no frevo e no forró.

Para completar, vale ainda comentar as lindas ilustrações feitas exclusivamente para o álbum da artista Diana Lanças que estão no encarte do CD. Junto com os textos e poesias lá descritos, ajudam a contar um pouco das memórias brasileiras pela música.

Se você ainda não ouviu falar de Edu Guimarães, seu piano, sua sanfona e sua música, prepare-se. As vezes essas coisas tardam, mas nunca falham.

Faixas
1.Saga do Pau-brasil (Edu Guimarães)
2.Mário Lundu de Andrade (Edu Guimarães)
3.Cururupu (Edu Guimarães)
4.Memórias de um Bandolim (Déo Rian)
5.Valsa para Honório (Edu Guimarães)
6.Maxixe Dongueiro (Edu Guimarães)
7.Lagoa Bonita (Levi Ramiro)
 8.Minuano (Edu Guimarães)
9.Frevando com Capiba (Edu Guimarães)
10.Pagode de Viola (Levi Ramiro)
11.Bahiatã (Edu Guimarães)
12.Forrobodó para Maria Deia (Edu Guimarães)

Para conhecer um pouco deste trabalho, assistam ao vídeo abaixo:




Fonte: Julinho Bittencourt (Revista Fórum)


Nenhum comentário: