playlist Music

quinta-feira, 23 de maio de 2019

FRANK MORGAN /GEORGE CABLES - MONTREAL MEMORIES (HighNote)


O falecido altoísta Frank Morgan atuou junto com o pianista George Cables. Evidência que inclui gravações em estúdio em duetos em 1986 (Double Image) e 1989 (Half of Mood Indigo), tão bem quanto três discos separados ao vivo, selecionados a partir de um prolongado trabalho em quarteto no clube Jazz Standard em Nova York, reunidos ao lado do baterista Billy Hart e do baixista Curtis Lundy em Novembro do 2003. Porém, “Montreal Memories”, a partir do trabalho de Julho de 1989 na cidade canadense, é para marcar o único álbum devotado dos seus duetos ao vivo: um confiavelmente recompensador e intimista documento de seus mútuos agradecimentos à tradição bop e ao amor duradouro por uma boa mulher.

Três composições de Charlie Parker —“Now’s the Time”, “Confirmation” e “Billie’s Bounce” (a última em uma contrastante miscelânea com “Nefertiti” de Wayne Shorter) —inicia, encerra, e pousa no meio de nove ofertas aqui. Conhecido como um protegido de Bird antes dele infamemente despencar e   queimar seu caminho, que aos trinta anos na prisão ocasionou um hiato em sua carreira, Morgan revela em sua maturidade a tomada de um legado, uma mistura incrivelmente rápida e mergulho vibrante em Bird com sonora pontuação e unindo-se a Cables e  vigorosas vibrações postbop.

Morgan, que morreu em 2007, também invoca Bird via um aceno para “Parker’s Mood” em sua abertura em “Blues for Rosalinda”, uma canção para sua ex-esposa, a artista Rosalinda Kolb. Isto lidera um par de peãs escritas por Cables para sua falecida esposa, Helen Wray, “Helen’s Song” e “Lullaby”. O tríptico inteiro é um tônico para intercâmbios de retorcidos e melancólicos do duo antes de se afogar de forma sentimental, enfatizando o uso evocativo de registros mais baixos, lado mais harmonioso do alto e notável extensão, sônico e emocional, e o afago do teclado de Cables.

Faixas: Now's The Time; All The Things You Are; A Night in Tunisia; Round Midnight; Confirmation; Blues For Rosalinda; Helen's Song; Lullaby; Medley: Nefertiti/Billie's Bounce.

Músicos: Frank Morgan: saxofone alto; George Cables : piano.

Fonte: BRITT ROBSON (JazzTimes)

Nenhum comentário: