playlist Music

terça-feira, 14 de maio de 2019

RUSS LOSSING - CHANGES (SteepleChase)


A carreira de Russ Lossing está centrada na composição e interpretação de sua própria música, mas ele intermitentemente abordou de forma cada vez maior o cânone do jazz com uma espécie de conhecimento, que pôde apenas ser afiado por décadas de improvisação. Observe as tomadas do pianista em “Pent Up House” de Sonny Rollins, “Awake” de Andrew Hill ou “Dance” de Paul Motian para uma clarear a visão de como o trabalho de outros podem ser intensamente renovados. Particularmente memorável é uma melodia de 2004 através de “Dexterity” de Charlie Parker com uma atitude desamparada, que, no entanto, permite campo para a aura bop, honrando contornos frenéticos de Bird. Neste novo trabalho do trio, Lossing dedica o volume de programas para interpretar títulos bem conhecidos, e suas refrações são perspicazes e convidativas.
   
Incluindo três composições de Monk, duas de Duke, um pouco de standards, e uma inédita que soa como se fosse recortado de algum repertório negligenciado de Powell e Pullen, “Changes” usa a tendência atual para prover liberdade de movimento ao líder e à sua seção rítmica com Michael Formanek e Gerald Cleaver para estimular novos elementos das melodias e alterar os ritmos através de locais onde o manifesto suingante se realiza com elaborações mais soltas. Como em “Obbligato” de Tom Rainey, as inversões na base do dobra e estica de Lossing são bastante cautelosas para manter os ouvintes imaginando, embora apresentando os confortos da familiaridade.

Ellington lança uma disposição agridoce com “Reflections in D”, e o trio explora sua atmosfera sonhadora com riqueza de nuances. “Epistrophy” galopa e plana; “Bye Bye Blackbird” desliza confusamente, mas acaba refinada; “Little Girl Blue” sanciona um punhado de idiossincrasias harmônicas. O trio soa mais maduro que o seu trabalho de estreia deveria ser— há uma qualidade envolvente para a música. Como “Changes” transborda para frente, nós aprendemos a visão dos artistas tão bem quanto a maleabilidade do material que o trio escolheu.

Faixas

1 BYE, BYE BLACKBIRD (Ray Henderson) 8:02
2 LITTLE GIRL BLUE (Richard Rodgers) 7:04
3 CREPUSCULE WITH NELLIE (Thelonious Monk) 5:29
4 REFLECTIONS IN D (Duke Ellington) 6:40
5 UGLY BEAUTY (Thelonious Monk) 5:02
6 REMINISCENCE (Russ Lossing) 10:48
7 SWEET AND LOVELY (Gus Arnheim/Harry Tobias/Jules Lemare) 7:14
8 EPISTROPHY (Thelonious Monk) 4:59
9 PRELUDE TO A KISS (Duke Ellington) 5:49
10 BAROMETER (Russ Lossing) 4:36

Músicos: Russ Lossing : piano; Michael Formanek : baixo; Gerald Cleaver : bateria

Fonte: JIM MACNIE (JazzTimes)

Nenhum comentário: