playlist Music

sábado, 1 de junho de 2019

DAFNIS PRIETO BIG BAND – BACK TO THE SUNSET (Dafnison)


Ah, Dafnis Prieto. Como um baterista, ele é uma prazerosa explosão propulsiva, energia e ritmo. Como compositor e arranjador, Prieto demonstra um talento assentado belamente, música complexa que, de qualquer maneira, permanece valiosamente dançante. O cubano, agora um líder residente em Nova York expandiu sua paleta musical com “Back To The Sunset”.

O lançamento marca a estreia da “Dafnis Prieto Big Band”, um projeto que nós começamos a ouvir no início de 2017, quando Prieto começou uma campanha a fundo perdido para suportar a organização, ensaiando e gravando estas 17 peças, heroica orquestra. O DPBB teve sua estreia no mundo em Agosto passado. Após três dias de ensaio, apresentada em uma festa completa, três noites ocorreram no Jazz Standard em Nova York, então, imediatamente, foi para o estúdio para registro da história. O resultado é um grande, belo e audacioso tributo aos heróis de Prieto e uma das melhores gravações do ano.

Prieto reuniu uma qualificada formação de jazz latino. A seção de trompete formada de Mike Rodríguez, Nathan Eklund, Alex Sipiagin e Josh Deutsch; a seção de saxofone formada por Román Filiú, Michael Thomas, Peter Apfelbaum, Joel Frahm e Chris Cheek; os trombones de Tim Albright, Alan Ferber, Jacob Garchik e Jeff Nelson e a seção rítmica formada por Manuel Valera, Ricky Rodriguez, Roberto Quintero e Prieto merece ser chamado individualmente porque eles tocaram maravilhosamente como grupo.

O trabalho inicia com “Una Vez Más”, uma ousada tirada de chapéu para Tito Puente, Eddie Palmieri e o trompetista Brian Lynch. Apenas martela com bravura. O convidado solista aqui, Lynch, sopra com poder e equilíbrio, emparelhando com a força da banda. O solo de Lynch é seguido por uma explosão rítmica entre Prieto e Quintero na percussão. Há dois outros convidados bem interessantes neste trabalho não esperados em um trabalho de jazz latino. O saxofonista Henry Threadgill assume a liderança na adorável balada de Prieto, “Back To The Sunset”, que ele dedica a Threadgill e Andrew Hill. É uma canção com uma luxuosa seção de metais, com lamentoso saxofone alto de Threadgill agitando, bradando e chorando na tomada da canção em direções surpreendentes.

Outro convidado, o saxofonista alto Steve Coleman, é fantástico com sua espiritual e contemplativa liderança sobre “Song For Chico” dedicado a Chico e Arturo O’Farrill, tão bem quanto a Mario Bauza. Convidando Threadgill e Coleman para o trabalho, demonstra as amplas fronteiras do mundo musical de Prieto. Ele trabalhou com admiração. Eles, por sua vez, largamente acrescentam música que alguns devem considerar fora dos ambientes deles. E é isto que esta gravação é: forjando uma espécie diferente da trilha musical de amor e admiração.

O trabalho encerra com “The Triumphant Journey”, dedicado a Dizzy Gillespie e Chano Pozo, mesmo escoando em citações musicais destes gigantes do jazz latino. É uma fantástica conclusão para um álbum maravilhoso. Prieto dedicou um tributo aos seus heróis, mas esta não é uma peça de nostalgia. Ele aponta claramente para um futuro de uma música para orquestra, tão bem quanto o jazz latino. Eu espero que esta banda excursione. Necessita ser ouvida.

Faixas: Una Vez; The Sooner the Better; Out of the Bone; Back to the Sunset; Danzonish Potpourri; Song for Chico; Prelude Para Rosa; Two for One; The Triumphant Journey.

Músicos: Mike Rodríguez: Trompete, Flugelhorn; Nathan Eklund: Trompete, Flugelhorn; Alex Sipiagin: Trompete, Flugelhorn; Josh Deutsch: Trompete, Flugelhorn; Román Filiú: Sax Alto, Sax  Soprano, Flauta, Clarinete; Michael Thomas: Sax  Alto, Sax Soprano, Flauta, Piccolo; Peter Apfelbaum: Sax Tenor, Sax Soprano, Melódica; Joel Frahm: Sax Tenor, Sax Soprano; Chris Cheek: Sax Barítono; Tim Albright: Trombone; Alan Ferber: Trombone; Jacob Garchik: Trombone; Jeff Nelson: Trombone Baixo; Manuel Valera: Piano; Ricky Rodríguez: Baixo Acústico & Elétrico; Roberto Quintero: Congas, Bongôs, Percussão; Dafnis Prieto: Bateria & Diretor Musical; Brian Lynch: Trompete (Faixa 1); Henry Threadgill: Sax Alto (Faixa 4); Steve Coleman: Sax Alto (Faixa 6).

Para conhecer um pouco deste trabalho, assistam ao vídeo abaixo:


Fonte: Frank Alkyer (DownBeat)

Nenhum comentário: