playlist Music

domingo, 2 de junho de 2019

DICK OATTS – USE YOUR IMAGINATION (Steeplechase Productions)


Nestes dois pontos adjacentes em sua gravação admirável, o saxofonista alto Dick Oatts faz incitante e emocionalmente ressonante som, que transcendem estilos, execução e técnica significativos. Estes momentos memoráveis permanecem em fragmentos dentre os prazeres costumeiros e algumas considerações cerebrais, emprestando um ouvido para uma gravação de jazz. Em ambas as instâncias, não é intencional arrastar as cordas do coração ou tentar manipular as emoções dos ouvintes. Durante os últimos quarenta e cinco segundos da solene "Lossofyou", Oatts vividamente evoca a fragilidade da existência humana por um amoroso punhado de notas curtas, amplamente espaçadas. No ataque da faixa seguinte, com a ajuda do trompetista Joe Magnarelli, ele anima a melodia de "Use Your Imagination" de Cole Porter em um estilo que celebra a vida e suas abundantes possibilidades.

Mesmo quando seu instrumento não está evocando emoções específicas ou prestidigitando bebop,referências humanas, improvisações de Oatts transportam vívidas sensações que são integradas dentro de uma abordagem disciplinada para a tarefa à mão. Primeiro na suingante em balanço em tempo médio de "Do Da Day", ele desliza sobre o baterista em um artifício rítmico de Chris Smith antes de transformar sua entonação dentro de algo denso e aguçado. Há momentos quando Oatts reduz o vigor ou faz mudanças enfáticas, mas eles não perseveram extensamente na forma como ele constrói uma série coesiva de linhas sem qualquer preenchimento ou pausas para reflexão. Durante o saltitante suingue latino "Como Uno", ele refere o mais breve intervalo de atividade bem ordenada na forma de vários miniclímaxes. Posteriormente, no agitado interlúdio em duo com Smith, Oatts inflexivelmente desembarca em sopros aguçados e angulares em resposta ao vívido baterista e persistentes ritmos latinos. Ao longo do trabalho, o solo de Oatts, afiado e costumeiro, em "Lossofyou" está temperado por cuidadosa construção e uma impressionante invenção melódica. Em uma série de oito compassos trocados com Magnarelli durante a suave "Midwest Mideast", onde cada instrumentista atua completamente, satisfazendo um manifesto antes de passar o toque para o outro. Contribuições de Oatts vão de um modesto, quase som magoado, para as firmemente serpenteantes formas do

Embora Magnarelli não necessariamente abrigue a mesma batida emocional de Oatts, ao longo da gravação ele dedica-se ao ouvinte de forma diferente. Os solos do trompetista transformam a ambivalência dentro de algo aproximado a uma forma de arte. Magnarelli é um mestre do movimento rápido de forte carga de notas agressivas para uma nota branda, introvertida ou duas em um instante, e ele faz estas mudanças abruptas soarem como uma natural ordem das coisas. É uma estratégia que ele está aperfeiçoando por décadas, e seus trabalhos, particularmente em "Do Da Day", "Cumo Uno" e a faixa título, refletem um estilo exuberante.

Dick Oatts, que é um músico de jazz que nunca adotou a música para concessão, veio a ser   complacente, ou permaneceu em um lugar. Década após década ele refinou sua arte em palcos e estúdios de gravação, tão bem quanto oferecer uma riqueza de sabedoria para aspirar músicos em moldura acadêmica. Numerosas gravações como um líder e acompanhante pela SteepleChase, em parte, documentando seu progresso na companhia de pares que pensam o mesmo. Explora seu profundo catálogo gravado em ordem para alcançar uma ideia de como longe ele viajou por anos. Ou, simplesmente, investigue “Use Your Imagination” e desfrute da grandeza da corrente da capacidade artística de Oatts, seguro no conhecimento de que ele simplesmente está indo melhor.

Faixas: Yesteryear; Do Da Day; Speaking Relative; Como Uno; Lossofyou; Use Your Imagination; Midwest Mideast; Game Show

Músicos: Dick Oatts: saxofone alto; Joe Magnarelli: trompete; Anthony Wonsey: piano; Ugonna Okegwo: baixo; Chris Smith: bateria.

Fonte: David A. Orthmann (AllAboutJazz)

Nenhum comentário: