playlist Music

sexta-feira, 21 de junho de 2019

ERIC REED – A LIGHT IN DARKNESS (WJ3)


Eric Reed, uma poderosa presença na cena jazzística desde os anos 1990, quando ele foi contratado para o piano da banda de Wynton Marsalis, tem sempre aludido um profundo talento espiritual em sua música, diferentemente expressos em peças diferentes tão bem quanto em seus acenos e tributos para Coltrane, Monk e outros. Reed vem naturalmente através desta consciência expandida, como quando ele era apenas uma criança, quando ajudou a providenciar música para uma igreja em sua nativa West Philadelphia, onde ele descobriu que seu piano movimentou emocionalmente congregantes.

Ele continua esta jornada com “A Light in Darkness”, iniciando com “The Way to Love” liderada pelo cantor Jamison Ross e oferendo uma mensagem de esperança e positividade referente ao Gospel de John, tanto quanto de Martin Luther King Jr. No spiritual afro-americano “Calvary”, Reed inicia só com um encantador gospel-blues ao piano. A tomada é comandada pelos incrementos e floreios dos pratos de McClenty Hunter e lamentos do saxofone de Tim Green, e providencia amplo espaço para o objetivo e desacompanhado contorno do baixo de Ben Williams. Então vem o doce suingue com um dos solos mais suavemente exploratório do líder.

“The Promised Land” homenageando vários ancestrais de Reed, que ajudaram seu povo a escapar da escravidão através da Underground Railroad, beneficia-se de uma serpenteante melodia do piano-sax e precipita improvisações tipo gato e rato de Green e Reed. Ross retorna para outra mensagem de positividade do menor para o maior em “Hope in View”: “Isto não é o fim/Corações e mentes, ao seu tempo, podem ser renovados”.

Com a música vigorosa, revigorante e profundamente enraizada na tradição como este álbum, incluindo uma mistura final de uma versão reharmonizada de “Yesterday” de McCartney com uma adorável tomada do standard “Yesterdays”, há uma razão para acreditar que nosso era de mal-estar espiritual não deve ser uma aflição permanente.

Faixas

1 The Way to Love 2:56               
2 Calvary 10:30                
3 The Promised Land 4:59          
4 Beauty for Ashes 7:51               
5 Hope in View 3:33      
6 Shine 3:41      
7 Garden of Sorrow 7:43             
8 Yesterday – Yesterdays 5:23

Fonte: Philip Booth (JazzTimes)

Nenhum comentário: