playlist Music

domingo, 16 de junho de 2019

TILL BRÖNNER & DIETER ILG - NIGHTFALL (Sony Music)


O trompetista Till Bronner é largamente enaltecido em sua nativa Alemanha e no restante da Europa. Ele teve seu sucesso ampliado não só como compositor de jazz e músico, mas também nos gêneros de música para filmes, pop e country. Brönner gravou 18 álbuns como líder e trabalhou com Monty Alexander, Dave Brubeck, Al Foster, Joachim Kuhn, Nils Landgren, James Moody, Aki Takase, Ernie Watts e muitos outros artistas dignos de nota. Em “Nightfall”, ele é emparelhado com o compatriota e baixista Dieter Ilg , cuja única gravação com credencial foi “Hut Ab! (Inakustik, 1997) ” com Albert Mangelsdorff. Ilg, primariamente um acadêmico, atuou com Randy Brecker, a WDR Big Band, Wolfgang Dauner, Charlie Mariano, Marc Copland e Wolfgang Muthspiel. Anterior ao lançamento de “Nightfall”, Brönner e Ilg estiveram excursionando na Europa.

Mesmo o reinventado tema lentamente blueseiro, "A Thousand Kisses Deep" de Leonard Cohen é um pouco mais vivo que o original do compositor, e mais imaginativo que a interpretação tradicional de 2003 de Chris Botti. A "The Fifth of Beethoven" de Ornette Coleman é dado um sentimento arredondado com o flugelhorn de Brönner soando mais rico que o mais alto registro que do saxofone alto de Coleman, e Ilg faz mais que um respeitável trabalho de interpretação da parte de Charlie Haden. A faixa título — uma das três compostas pelo duo—é uma peça belamente melancólica, que estabelece uma espertamente tomada atualizada em um standard de Kern-Hammerstein, "Nobody Else But Me".  O trabalho inclui o clássico de Lennon-McCartney, "Eleanor Rigby", "Air" de Johann Sebastian Bach e ainda outra interpretação de "Body and Soul"— afortunadamente, uma versão inventiva.

Brönner tem frequentemente sido comparado a Chet Baker e claramente autoidentificado com a classificação. Seu “Chattin' With Chet (Universal Music, 2000) ” homenageia Baker e— por menor extensão—Dizzy Gillespie. O material variado em “Nightfall” permite uma perspectiva mais ampla do som de Brönner, e abordagem para situações musicais muito diferentes. Faz estonteante música sagrada desolada da Renascença ("Ach bleib mit deiner Gnade") e passa para algo de sucessos pop agitados como "Scream & Shout" de will.i.am/Britney Spears ou o original duo abstrato, "Wetterstein", Brönner e Ilg são adaptáveis para quaisquer ingredientes com os quais eles incrementaram o menu. “Nightfall” não é um tremor de terra, mas brilha, às vezes, nunca menos que um entretenimento.

Faixas: A Thousand Kisses Deep; The Fifth of Beethoven; Nightfall; Nobody Else but Me; Air; Scream & Shout; Wetterstein; Eleanor Rigby; Peng! Peng!; Body and Soul; Ach bleib mit deiner Gnade.

Músicos: Till Brönner: trompete, flugelhorn; Dieter Ilg: baixo.

Para conhecer um pouco deste trabalho, assistam ao vídeo abaixo:


Fonte: Karl Ackermann (AllAboutJazz)


Nenhum comentário: