playlist Music

quinta-feira, 27 de junho de 2019

YONATHAN AVISHAI – JOYS AND SOLITUDES (ECM)


A estreia do pianista israelita-francês, Yonathan Avishai, na ECM inicia com cinco segundos de silêncio. É divertido em primeira audição, com um completo universo de notas, frases, melodias e ritmos penduram no ar, incerto se cai em uma linha regular ou espalha-se através da tela auricular como um original de Jackson Pollock. Avishaiconheceo encantamento de tal silêncio. Com um acompanhante para o ambiente evocativo do trompetista Avishai Cohen, ele ajudacom paisagem sonora arte cavernosa, que assombra um ouvinte.

Apenas uma faixa em “Joysand Solitudes” reflete o espírito geral de Cohen de cadência variável emparelhado com transmissão de lirismo: os 12minutos de “When Things Fall Apart”. É Avishai e seus conspiradores, baixista Yoni Zelnike o baterista Donald Kontomanou, em suas maiores abstrações dentre suas mais coesas gravações como trio—seu terceiro lançamento seguidos em 2015 e 2016 no solo francês “Jazz & People”. Porém, este caráter de abstração ecoa ao longo da busca do grupo para explorar texturas, antes do desenvolvimento melódico.

Em “Shir Boker”, Kontomanou retorna ao papel de mantenedor do tempo, usando a paleta do instrumento para acentuar as melodias de canção de ninar ao piano. Seguindo isto, a o passeio alegre de Avishai em sua música, “Lya”, vislumbra Zelnik improvisando em contrapontos. Há apenas uma faixa solo no álbum: “Tango”, na qual Avishai amplia e abstrai o tango formando um solilóquio no teclado de marfim preenchido com sentimento, prazer e delicada beleza.

O silêncio que inicia “Joys and Solitudes”, a propósito, é finalmente quebrado pelo suave conto para “Mood Indigo” de Duke Ellington por parte de Kontomanou. A canção desdobra provocando a passagem de formas e suavemente seduzindo os temas que estão por vir.

Faixas

1 MoodIndigo 5:45                        
2 Song For Anny 7:03                    
3 Tango 7:37                     
4 Joy 5:54                           
5 ShirBoker 4:26                              
6 Lya 4:29                           
7 WhenThingsFall Apart 12:17                  
8 Les pianos de Brazzaville 6:30

Para conhecer um pouco deste trabalho, assistam ao vídeo abaixo:


Fonte: JACKSON SINNENBERG (JazzTimes)

Nenhum comentário: