playlist Music

sexta-feira, 12 de julho de 2019

CLAUDIA ACUÑA – TURNING PAGES (Defin)


Não há sentido em chamar “Turning Pages” de Claudia Acuña como um retorno. Apenas nos dois anos passados, ela colaborou com pesos pesados como Henry Threadgill, Susie Ibarra, Elio Villafranca e Billy Childs (cantando na faixa título do álbum dele de 2017, “Rebirth”, uma canção baseada em uma composição dela). Porém, este é o primeiro álbum da vocalista no Chile em uma década após o lançamento anteriores de cinco amplamente aclamados CDs, projetos que documentaram sua posição central na onda dos artistas latino americanos, que trouxeram uma energia mais criativa para a cena de Nova York na virada do século.

“Turning Pages” não é muito como um retorno como uma reintrodução de uma artista, que está indo adiante, também, como uma compositora. Trabalhando, proximamente ao mago das cordas, arranjador e produtor colombiano, Juancho Herrera (cujos créditos incluem colaborações com Lila Downs, Sofia Rei e Marta Gomez), ela compôs em parceria nove canções do álbum, incluindo a graciosa, em estilo de evocação, “Aguita de Corazón” e o hino celebrador “Hey”, ambas compostas com o pianista Ray Angry. As outras três coautorias são com Herrera, mais memoravelmente “Futuro”, uma canção de amor para seu filho.

Acompanhada por um grupo de músicos chilenos, incluindo o inventivo percussionista Yayo Serkaand, o tecladista Pablo Vergara, Acuña impregna as letras com emoção solta. Ela transforma “But Beautiful” em uma potente brincadeira animada e oferece um tributo cativante a Abbey Lincoln com uma versão firmemente  espiralada da canção de Lincoln, “Bird Alone”. Mais que um retorno à forma, “Turning Pages” parece abrir um novo capítulo para Acuña, cuja nova música é uma aberta réplica para qualquer um que imaginou para onde ela foi.

Faixas

1 Aguita de Corazón4:17                             
2 Hey3:19                            
3 ButBeautiful4:52                          
4 Los TresDeseos de Siempre4:11                            
5 Futuro3:56                      
6 Bird Alone5:07                              
7 Silencio5:29                    
8 Home3:12                       
9 Tu Sonrisa3:29              

Fonte: Andrew Gilbert (JazzTimes)

Nenhum comentário: