playlist Music

sábado, 27 de julho de 2019

DAVID TORN/TIM BERNE/CHES SMITH – SUN OF GOLDFINGER (ECM Records)


Este David Torn é o mais eletrificado dos guitarristas de jazz e isto se faz claro nos minutos da abertura de “Eye Meddle”, os três primeiros dos 20 minutos – saldo mais positivo das performances aqui. Antes mesmo da primeira nota resoluta, há uma pulsação tamborilante realimentada do amplificador de Torn, enquanto ao fundo há oscilações sampleadas entre duas notas como uma insensata buzina. Com o salto da bateria de Ches Smith, tratado assim eles soam como o estrépito da fábrica do mosaico de 1930, Torn continua a persuadir sons estridentes e lamentações da sua guitarra, enquanto Berne, toca a mais alta das elevadas harmonias, e apresenta assobios no pano de fundo como uma chaleira impaciente de chá. É audacioso, imponente como um redemoinho de som, e ainda há algo extravagantemente bem-vinda sobre suas melodias turbilhonadas e estridente barulho. Lá deve ser ruidosoo, mas não há paixão, uma narrativa pacientemente arqueada, e mesmo (sobre 12 minutos) que poderia passar por um balanço de dança.

Dado o caminho, funde-se elementos de ambiência eletrônica, saxofone e barulho industrial, e é atraente assistir “Sun of Goldfinger” como o filho de “Prezens”, a colaboração de Torn em 2007 com Berne, Craig Taborn e Tom Rainey (Taborn aparece em uma faixa aqui, “Spartan, Before It Hit”). Porém, tanto quanto eu admiro “Prezens”, a música em Goldfinger é mais variada e ambiciosa, trazendo um senso quase sinfônico de escala para seu guincho hi-tech. “Spartan, Before It Hit” evoca uma estonteante paisagem sonora eletroacústica, oferecendo momentos de surpreendente delicadeza, tão bem quanto irrompe a descascada distorção da guitarra. Nem há qualquer coisa irônica sobre o título “Soften the Blow”, o movimento espreitando a altíssima lamentação de Berne dentro de um suavizante caldo de eletrônica para criar a equivalência a uma lâmina da navalha sônica enfaixada em algodão.

Faixas: Eye Meddle; Spartan, Before It Hit; Soften the Blow.

Músicos: David Torn: guitarra elétrica, live-looping, eletrônica; Tim Berne: saxofone alto; Ches Smith: bateria, eletrônica, tanbou; Craig Taborn: eletrônica, piano (2); Scorchio String Quartet (2): Martha Mooke: viola/diretor; Amy Kimball: violino; Rachel Golub: violino: Leah Coloff: cello; Mike Baggetta, guitarra (2); Ryan Ferreira, guitarra (2).

Fonte: J.D. CONSIDINE (JazzTimes)

Nenhum comentário: