playlist Music

quinta-feira, 18 de julho de 2019

EUMIR DEODATO - OS CATEDRÁTICOS 73 (Far Out)


Se o título de “Os Catedráticos 73” não incluísse sua data de fabricação, teria sido óbvio de qualquer maneira. Todas as coisas, da capa em falsa monocromia, aos instrumentos de sopro da casa da CTI, aos alegres chocalhos de Orlandivo e à guitarra em wah-wah de Durval Ferreira, que apoia o piano e Hammond B-3 de Eumir Deodato, gritam 1973. Porém, se o balanço da música brasileira é datado, é também agradável—e, com sua clareza remasterizada, bem como seu espírito dançante.

O nível da improvisação no álbum é completamente profundo. Deodato está sempre no órgão, sempre muito curto (e substancial), e usualmente vem com o desaparecimento gradual da faixa (Uma parte do solo na indolente “Atire A 1a Pedra” soa improvisado, até que é seguido por uma paráfrase dos instrumentos de sopro). Batidas funk-pop desfigura a categorização do “jazz”— como faz sua tendência para emprestar fina sonoridade dos sopros de muzak, como em “Puma Branco (The White Puma) ” e “Passarinho Diferente (The Bird) ”.

Por outro lado, o balanço e a textura podem ter cortes mais ásperos, então primeiro eles aparecem. “Extremo Norte” constrói um acompanhamento improvisado gospel ao piano e em um ritmo country de Nashville, e abertura de “Arranha Céu” tem uma irresistível linha de baixo; com a escolha de Deodato pelo órgão e uma frase musical repetida de trompete-trombone, soa como uma mistura da Tropicália brasileira e “Peaches en Regalia” de Frank Zappa.

Além do ponto, entretanto, se os ritmos da bossa nova carregam qualquer ressonância para você, você simplesmente não cuidará se as texturas são acalmadas nas improvisações restritas. O demasiado aquecido flugelhorn de John Frosk em “Flap” ainda comanda movimentos tão seguramente quanto Deodato e a seção rítmica faz, e “Tô Fazendo Nada (Down the Hill) ” é tão pura no balanço quanto qualquer gravação de João Gilberto. Uma maravilha adocicada como “Os Catedráticos 73” lidera a demanda, porque esta música já permitiu ir além da moda em primeiro lugar.

Faixas

1 Arranha Céu (Skyscrapers) 4:50
2 Flap 3:17
3 Rodando Por Aí (Rudy's) 3:10
4 O Jogo (Soccer Game) 2:30
5 Atire A 1a Pedra 3:18
6 Puma Branco (The White Puma) 3:30
7 Passarinho Diferente (The Bird) 1:53
8 Extremo Norte (The Gap) 3:54
9 Tô Fazendo Nada (Down The Hill) 2:56
10 Menina (Boy Meets Girl) 3:10
11 Carlota & Carolina (Carly & Carole) 3:11

Músicos: Eumir Deodato (arranjador, maestro, piano acústico e elétrico, órgão); Sérgio (baixo, faixas de 1 a 5); Bebeto (Congas, faixas de 1 a 5); Mamão (bateria, faixas de 1 a 5); John Frosk (Flugelhorn,Trompete, faixas de 6 a 11);Marvin Stamm (Flugelhorn,Trompete, faixas de 6 a 11); Durval Ferreira (guitarra, faixas de 1 a 5); Zé Menezes (guitarra, faixas de 1 a 5);Hélcio Milito (percussão, faixas de 1 a 5), Orlandivo (percussão, faixas de 1 a 5); Phil Bodner (saxofone e flauta, faixas de 6 a 11);Romeo Penque (saxofone e flauta, faixas de 6 a 11); Wayne Andre (trombone, faixas de 6 a 11).

Para conhecer um pouco deste trabalho, assistam ao vídeo abaixo:


Fonte: MICHAEL J. WEST (JazzTimes)

Nenhum comentário: