playlist Music

domingo, 14 de julho de 2019

GREG ABATE WITH THE TIM RAY TRIO – ROAD TO FOREVER (Whaling City Sound)


Ao nome de Greg Abate não é frequente levantar uma questão, quando se debate os méritos dos saxofonistas do jazz contemporâneo. Deveria ser. Embora, talvez, melhor conhecido pelo seu trabalho no sax alto, como um suingante residente em Rhode Island ,o prova em “Road to Forever”, gravado com seu trio regular de trabalho, não só seus talentos no soprano, sax tenor e flauta são exemplares, porém além disto ele é igualmente um experiente compositor / arranjador.

Cada uma das 10 canções de “Road to Forever” foi escrita e composta por Abate, e elas são invariavelmente atraentes e excelentes audições para muito mais vezes, como são as interpretações estelares por parte de Abate e seu trio estonteante, habilmente supervisionado pelo pianista Tim Ray e firmemente ancorado pelo baixista John Lockwood e o baterista Mark Walker. A balada de Abate, "Farewell Phil Woods" (no qual ele toca o sax alto) é uma brilhante obra de arte, mas não mais que suas dinâmicas frases nos standards "Softly as in a Morning Sunrise" ("Take the Crowell Train"), "Green Dolphin Street" ("Red Fish Blvd") ou a perene música bop "Confirmation" ("Mr. Parker") de Charlie Parker. Uma menor correção: Abate toca tenor e flauta em "Red Fish Blvd" e não alto, como o indicado na capa.

Não importa que instrumento ele está tocando. Abate está claramente no topo do seu jogo, solando com percepção e segurançã em frente a um trio que o impulsiona para cada passo à frente. Ray, um aguçado e responsivo acompanhante, é um improvisador atraente em seu próprio modo (no piano elétrico e acústico), enquanto Lockwood e Walker usaram a maioria de cada oportunidade para estabelecer o descobrimento dos seus singulares pontos de vista. Mesmo assim, Abate está claramente como capitão do navio, exibindo com cada linha irreprimível e frase a razão pela qual ele seria realmente apurado entre os mais avançados saxofonistas contemporâneos de jazz. Para estes que abrigam quaisquer dúvidas sobre isto, “Road to Forever” estabelece o descanso de uma vez. Este álbum marca para Abate e seu trio, firmemente, uma produção de um dos mais impressionantes álbuns do ano.

Faixas: Road to Forever; City of 2-5s; The Dancing Panda; Take the Crowell Train; Farewell Phil Woods; Whaling City Sound; Red Fish Boulevard; Seasons; Buzzardology; Mr. Parker.

Músicos: Greg Abate: sax soprano (1, 9), sax alto (2-5, 10) sax tenor (6), flauta (8), sax alto, flauta (7); Tim Ray: piano, piano elétrico; John Lockwood: baixos acústico e elétrico; Mark Walker: bateria, percussão.

Para conhecer um pouco deste trabalho, assistam ao vídeo abaixo:


Fonte: Jack Bowers (AllAboutJazz)

Nenhum comentário: