playlist Music

domingo, 7 de julho de 2019

JAN LUNDGREN – POTSDAMER PLATZ (ACT Music)


O pianista Jan Lundgren é um exemplo fino do músico europeu treinado em música clássica com forte empatia com o jazz tradicional. “Potsdamer Platz” é, por seu turno, um ótimo exemplo da habilidade de Lundgren para compor um som inovador e, frequentemente, belas canções, aliadas ao talentoso quarteto formado por instrumentistas, que, adequadamente, sabem como trazer as ideias do pianista à vida.

Esta banda completamente escandinava é maravilhosa— o saxofonista finlandês Jukka Perko, o baterista dinamarquês Morten Lund e o companheiro sueco de Lundgren, Dan Berglund no baixo. O quarteto acampa na Alemanha para gravar: o Hansa Studio está situado na área central de Berlin.
Há uma vivacidade nas canções como "Twelve Tone Rag" (onde alguns fraseados de Lundgren poderiam levar ao engano de pensar que é Mose Allison) e o cativante "Potsdamer Platz"—que inicia os procedimentos em um modo animado e positivo. "Dance Of Masja" eleva o quociente da graça: um tempo rápido, um ritmo ondulante e alguma potente percussão adiciona uma grande música em 6' 25". Em contraste, "No. 9" e "Never Too Late" apresenta um lado mais vulnerável e melancólico do estilo de composição de Lundgren (e o toque do quarteto). Ambas as canções são completamente belas.

"Lycklig Resa" deve ser apenas a faixa mais suave do ano. Sem esforço, um tempo suingante de valsa, uma graciosa melodia, um jovial saxofone de Perko, todos geram um humor nostálgico do início dos anos 60. Dudley Moore, Dave Brubeck e Paul Desmond saltam prontamente à mente ao lado de visões de E-type Jags, que modela adequadamente. Lundgren escreveu um tributo para Jan Johansson, um estelar pianista sueco nos anos 60, e certamente fecha a conta.

Faixas: Potsdamer Platz; No. 9; Lycklig Resa; Bullet Train; The Poet; Never Too Late; Twelve Tone Rag; Song For Jörgen; Dance Of Masja; On The Banks Of The Seine; Tväredet.

Músicos: Jan Lundgren: piano; Jukka Perko: saxofones alto e soprano; Dan Berglund: baixo; Morten Lund: bateria.

Para conhecer um pouco deste trabalho, assistam ao vídeo abaixo:


Fonte: Bruce Lindsay (AllAboutJazz)


Nenhum comentário: