playlist Music

domingo, 18 de agosto de 2019

HOUSTON PERSON & RON CARTER – REMEMBER LOVE (HighNote Records)


O saxofonista Houston Person e o baixista Ron Carter, agora em seus oitenta anos, têm atuado e gravado como um duo por quase três décadas (“Remember Love” marca seu sétimo álbum no formato desde “Something in Common”, que foi lançado pela Muse em 1990).

“Remember Love” foi gravado em Março de 2018 no renomado Rudy Van Gelder Studio em Englewood, New Jersey, que tem um número de bons pontos (a clareza está dada) e outros que alguns observadores devem considerar menos recompensadores. Talvez, inevitável seja o fato que o baixo de Carter representa a “banda” inteira (ao lado de Person), cada nota que emana de lá não é só um cristal claro, mas dissonante e reverberante para a omissão. Um tratamento para amantes do baixo, nenhuma dúvida, mas algo que pode ser mais incômodo por aqueles que preferem que o baixo mantenha o tempo, enquanto permanece por uma larga subordinação a (e eclipsado por) outros mais melodiosos instrumentos.

O tenor de Person, entretanto, é similarmente amplificado para o ponto no qual o ouvinte atento deve notar sua respiração de tempo em tempo entre as frases. Não é uma coisa ruim, em si, mas claramente é uma indicação de como proximamente Person (e Carter) foram gravados. Isto foi um reclamo deles, é claro, embora seja algo que não deve ser adequado para o gosto de cada ouvinte, como em larga medida sobre uma afeição única para uma desacompanhada e intratável gravação de saxofone tenor e baixo. A parte superior, aqui, é que Person e Carter são profissionais maduros que emitem notas falsas e cujas interações, se não telepáticas, são corteses o bastante para assegurar um alto nível de conforto e harmonia. 

Como consequência, o trio constroem temas bem conhecidos do cancioneiro norte-americano envolvendo umas charmosas e inéditas composições, uma por Person ("Why Not") e outra por Carter ("Blues for D.P.", dedicada ao falecido Duke Pearson), "Day Dream" de Duke Ellington / Billy Strayhorn, "My One and Only Love" de Guy Wood, "Gentle Rain" de Luiz Bonfá e o tradicional hino folk "You Are My Sunshine" (executado apenas por Carter, como a faixa final, "Without a Song" de Vincent Youmans, por Person). Os irmãos Gershwin são representados por "Our Love Is Here to Stay", Jerome Kern / Dorothy Fields por "The Way You Look Tonight", Richard Rodgers / Lorenz Hart por "It's Easy to Remember". O espírito ao longo do trabalho é suave e moderado, que é como Person e Carter fazem o seu melhor. Se você deseja revisitar explicitamente temas fervorosos e populares, você deve escolher companhias agradáveis com as quais empreendam a jornada.

Faixas: Our Love Is Here to Stay; My One and Only Love; Why Not; Day Dream; Gentle Rain; The Way You Look Tonight; You Are My Sunshine; Blues for D.P.; Easy to Remember; Without a Song.

Músicos: Houston Person: saxofone tenor; Ron Carter: baixo.

Fonte: Jack Bowers (AllAboutJazz)

Nenhum comentário: