playlist Music

segunda-feira, 5 de agosto de 2019

JOE LOVANO & DAVE DOUGLAS / SOUND PRINTS - SCANDAL (Greenleaf)


Em um informe à imprensa, Dave Douglas expõe o raciocínio atrás do título desde segundo álbum do Sound Prints, “Scandal”. “Nós não estamos tocando dentro das tradicionais, ou dentro das escolares, regras do jazz”, escreve o trompetista-compositor. É escandaloso, ele explana adiante, nunca o clima é mais imprevisível, “ questionar tudo sobre a assunção feita na improvisação”, uma atividade que “veio a ser bastante rara e arriscada”.

Há vezes durante a gravação das 11 faixas, que segue à estreia do quinteto ao vivo em 2015, quando Douglas, o saxofonista-compositor Joe Lovano, o pianista Lawrence Fields, a baixista Linda May Han Oh e o baterista Joey Baron certamente para flertar com noções aceitas de consistência, conformidade e convencionalismo. Livremente, investigações que inicia-termina em acomodações lado a lado como mais tradição. Os instrumentistas resolutamente insistem em expectativas lançadas pela janela. Se vai tão longe sendo escandaloso é questionável, mas é certo criar excitação, frequentemente um jazz emocional.

Há outro culpado, à espreita, atrás da cortina de tudo isto: Wayne Shorter. A banda acena para sua influência, ambos temática e espiritualmente, em seu nome e na gravação do programa, que inclui reinterpretações de duas composições de Shorter, “Juju” e “Fee Fi Fo Fum”, a última dando um livre fluir, aproximadamente um confuso tratamento. E o fervor incessantemente exploratório que marcou a carreira de Shorter é o carimbo oficial de “ Scandal” — sem entrelaçamento, uma conversação quase cômica dos instrumentos de sopro que habita “The Corner Tavern” de Lovano. A justaposição do solo terno de Fields com o despreocupado e trotante ritmo de “Dream State” e um tempo saltitante em “High Noon”.

Ainda que, de qualquer maneira, esteja atualmente muito confortável, todo este suspense e surpresa. Se isto constitui escândalo, nós o tomaremos como uma espécie de novidade qualquer dia destes.

Faixas

1 Dream State 5:36
2 Full Sun 5:06
3 Fee Fi Fo Fum 6:03
4 Ups And Downs 6:57
5 The Corner Tavern 6:50   
6 Scandal 5:51
7 Juju 9:05
8 Mission Creep 6:18
9 Full Moon 8:06
10 High Noon 2:26
11 Libra 4:16

Músicos: Joe Lovano (saxofones tenor e soprano); Dave Douglas (trompete); Lawrence Fields (piano); Linda May Han Oh (baixo); Joey Baron (bateria).

Para conhecer um pouco deste trabalho, assistam ao vídeo abaixo:


Fonte: Jeff Tamarkin (JazzTimes)

Nenhum comentário: