playlist Music

quinta-feira, 8 de agosto de 2019

SCOTT PETITO – RAINBOW GRAVITY (Planet Arts)


A série de amantes do fusion que o baixista/compositor Scott Petito reuniu para “Rainbow Gravity” é excitante e premonitória. Implica grande toque e —não relacionados— grandes holofotes autoindulgentes para os pesos-pesados. Porém, enquanto os golpes são de fato, surpreendentemente firmes, graças ,em pequena parte, pelas composições de Petito.

Um exemplo marcante: A despeito da presença de Jack DeJohnette, Peter Erskine, Omar Hakim e Simon Phillips, “Rainbow Gravity” contém, precisamente, um solo de bateria. É de Erskine, a dois terços do caminho em “The Sanguine Penguin”, e não é um desenfreado festival de estrondos, mas um balanço mais escrupuloso, composto tão cuidadosamente quanto complexo, mas impecavelmente fraseado em torno da melodia. Mesmo “Dark Pools” e “Symbol Bells”, duetos entre Petito e DeJohnette, evitam pirotecnias para o fim de texturas de ambientes frios.

O restante do álbum segue o ritmo. Previsivelmente, Petito tem o mais longo espaço em termos do espaço do solo, embora seu baixo piccolo possa ser confundido com a guitarra de David Spinozza. Também não surpreende, entretanto, que o compositor do álbum é o mais aderente a escrever os parâmetros, navegando na sinuosidade melódica e curvas harmônicas de “The Sequence of Events” com uma beleza amadeirada (Para seu crédito, de qualquer modo, Petito faz o mesmo com linhas sem inquietação em sua interpretação de “Lawns” de Carla Bley). O vibrafonista Mike Mainieri providencia o pior momento —em “A Balsamic Reduction”—porém, igualmente, isto é uma inspeção próxima de um modelo de graça melódica.

Se as composições de Petito são impressionantes para o controle que elas efetuam, que também são formidáveis para suas próprias finalidades. Há uma vibração como a de Prince para o funk de “Sly-Fi”, enquanto “A Balsamic Reduction” e a faixa título têm um apelo de doçura. Mesmo as polirritmias africanas de “Masika” mostram Petito dominando uma delicadeza, que é um curto suprimento do universo fusion.

Faixas

1 Sly-Fi 7:16                       
2 The Sequence of Events 6:05                 
3 A Balsamic Reduction 7:01                      
4 The Sanguine Penguin 6:25                     
5 Masika 6:14                   
6 Dark Pools (apresentando Jack DeJohnette) 6:08                         
7 Rainbow Gravity 7:26                
8 Helicon (apresentando Jack DeJohnette, David Sancious & Chris Pasin) 6:11                    
9 Lawns 5:45                     
10 Symbol Bells (apresentando Jack DeJohnette) 3:58

Fonte: MICHAEL J. WEST (JazzTimes)

Nenhum comentário: