playlist Music

terça-feira, 20 de agosto de 2019

WHOSE HAT IS THIS? – EVERYTHING´S OK (Ropeadope)


Quatro membros da Tedeschi Trucks Band têm um pouco de segredo: Quando eles não estão tocando em auditórios e festivais dos maiores grupos de blues-rock do mundo, eles fazem um trabalho extra com um quarteto de avant-garde que mergulha no free jazz, hip-hop, funk e metal. O saxofonista Kebbi Williams, o baixista Tim Lefebvre e os bateristas J.J. Johnson e Tyler Greenwell atuam sob o apelido de Whose Hat Is This?, e o novo álbum deles, “Everything’s OK”, é uma gravação ao vivo em um clube noturno de Baltimore com o vocalista hip-hop ,Kokayi,  à frente.

A música é uma vigorosa mistura de elementos disparatados; imagine Rahsaan Roland Kirk e Ginger Baker atuando com Rage Against the Machine. A ênfase no ritmo é imensa com dois bateristas, às vezes atuando juntos e às vezes trabalhando em conflito, como eles fazem em “Chomp-Chomp-Chomp/Love!” , o baixo de Lefebvre é frequentemente ultra profundo e rústico, especialmente na metaleira “Side of the Ditch”. Williams sopra como um monstro, evocando não apenas Kirk, mas Peter Brötzmann e nunca afirmando qualquer melodia semelhante. Um acelerado Kokayi no rap adiciona outra intensidade assentada para a música, com intrépidas rotações de frases em “Jon Homes”.

Porém, everything’s not OK (NT: Tudo não está OK, em tradução livre) com “Everything’s OK”. Entretanto, isto que deve ter sido um concerto divertido para observar, não é traduzido para o disco. As “canções” são basicamente esboços dispersos, e há muito desenho em torno. Performances são quebradas dentro de faixas menores sem rima ou razão, e algo do que foi incluído deveria ter sido cortado. Uma piada sobre “a nota mais suave que já foi tocada” no clube deve ter sido cômico para a multidão com as cervejas, mas no álbum o espaço foi jogado fora, como é “Microphone Check Intro”. Ao final, esta é uma gravação para admirador, que cativará poucas pessoas além da própria banda.

Faixas: Chomp-Chomp-Chomp/Love!; Pre-Dug Holes/Step In Here Lightly; Jon Homes; X’s For Eyes; Run; Zeroes and Ones; Side of the Ditch; Bring in the Gimp; Release the Cracklins; Tub-A-Love; We Make Free Jazz Great Again; If I Had to Decide Between the Pork and You…; The Quietest Note Ever Played; Microphone Check Intro; Kebbi Played a Note; Well Alright, Playboy; Down.

Músicos: Kokayi: vocal; Kebbi Williams: saxofone, flauta; Tim Lefebvre: baixo, sons; Tyler "Falcon" Greenwell: bateria, percussão; J.J. Johnson: bateria.

Fonte: STEVE GREENLEE (JazzTimes)

Nenhum comentário: