playlist Music

quarta-feira, 25 de setembro de 2019

ENRIQUE HANEINE – THE MIND´S MURAL (Elegant Walk)


O álbum anterior de Enrique Haneine o assistiu liderando o piano, mas “The Mind’s Mural” encontra-o atuando a partir da retaguarda da bateria. Nascido e criado no México, mas agora um novaiorquino, Haneine tem uma destreza como compositor de sinuosos ritmos e lirismo fluente. Seu quarteto formado para “The Mind’s Mural”— dois instrumentos de sopro mais baixo e bateria — frequentemente evoca uma suave versão com a pureza da clássica entonação de Ornette Coleman, com a ausência de instrumento de corda deixando uma plenitude de espaço para Catherine Sikora (saxofones soprano e tenor) e Anna Webber (saxofone tenor) para soar linhas melódicas em torno e através de outro, frequentemente criando harmonias entre elas mesmas.

Cada faixa tem uma captura do ouvido deslumbrante, com o passo sonhador e mais ácido do que a usual mistura do soprano de Sikora e do tenor de Webber, fazendo de “Motionless Passage” um real destaque. “Like A Bronco” é outro, com cada nota, aparentemente, nos instrumentos de sopro, baixo e bateria funcionando como um gancho. Como um baterista, Haneine pode ter um toque ágil e colorido, tão bem quanto uma harmonia fluente e acrobática com o baixista Carlo de Rosa, cuja entonação amadeirada foi capturada belamente nesta gravação e exibida para efeito particular em seu longo e absorvente solo em “The One Eleven Tale”.

“Life Of Its Own” tem um sentimento de Oriente Médio (com o compositor, talvez, tocando nos seus ancestrais libaneses), embora a peça também acabe insinuando o clássico jazz etíope.  Por todo o toque excelente de Haneine e Rosa, muito da música dos líderes depende aqui sua química tonal e rítmica entre Sikora e Webber, e eles atuam com espíritos afins nesta faixa, bem como ao longo do álbum.

Faixas: Once A Thought; The Seventh Layer; The One Eleven Tale; Just Because; Motionless Passage; Hidden Mirrors; Reality Shape; Like A Bronco; While You’re Away; Life Of Its Own; Komet. (66:13)

Músicos: Enrique Haneine, bateria, percussão; Catherine Sikora, saxofones soprano e tenor; Anna Webber, saxofone tenor; Carlo de Rosa, baixo.

Fonte: Bradley Bambarger (DownBeat) 

Nenhum comentário: