playlist Music

domingo, 8 de setembro de 2019

JAVON JACKSON – FOR YOU (Solid Jackson)


O saxofonista tenor Javon Jackson tem raízes que se esticam para os antepassados do hard-bop, tendo atuado em trabalhos com Art Blakey, Freddie Hubbard, Cedar Walton e outros luminares de linhagem. “For You” é seu 20º lançamento como líder, e encontra-o homenageando Hubbard ("My Man Hubbard"), McCoy Tyner ("88 Strong"), Pharoah Sanders ("Mr. Sanders"—embora realmente, a vibração seja mais próxima de um grande quarteto da era de John Coltrane do que de Sanders), e Walton (duas canções do pianista: "Simple Pleasure" e "Holy Land"). Como o título demonstra, Jackson não está tentando ser complicado ou enganoso —ele desenrola sua postura tradicional em cartas capitais. Se o álbum tinha uma tese, seria: "Eles o fazem como qualquer outro".

O toque de Jackson é direto, mas raramente declamatório, ele ataca suas linhas com um leve pendor, o invólucro em torno de cada nota é apenas um pouco impressionista. Ele não é um discípulo de Paul Gonsalves, mas sua articulação inclina-se mais nesta direção, então, expressa, Sonny Rollins. Como técnico ele é sólido, mas não opressivo —Jackson não teme ocasional apanhado leve, tão longo quanto a expressividade está lá. Sua banda é aquecida e flexível, embora em alguns tributos estilísticos, às vezes imita seus modelos com uma fidelidade pouco confortável ("Mr. Sanders" está apenas próximo à clássica seção rítmica do quarteto de Coltrane, soa como Elvin Jones e a companhia poderia requerer, embora o próprio Jackson não seja escrava ao Tranismo). O pianista Jeremy Manasia é o outro solista apresentado, e ele estende-se bem além do modelo de McCoy Tyner na maioria dos lançamentos, embora deva ser difícil retirá-lo da multidão de outros pianistas tradicionais.

O que eleva a sessão acima da média, escapa da tradição moderna do jazz que é a atmosfera e o compromisso emocional. A institucionalização do regulamento do jazz significa que centenas de músicos podem produzir música competente neste gênero, mas só poucos são capazes com a convicção que Jackson apresenta em “For You”. Jackson não é apenas competente no idioma—ele está comprometido e, pelos sons, com as coisas executadas. O andamento ajuda as dez performances do álbum na maior parte da sua extensão em cinco minutos e o conjunto completo envolve-se em torno de cinquenta minutos, bem antes dos olhos começarem a vitrificarem. E Jackson toca em marcos bastante diferentes da tradição do post-bop, que nunca empacam em apenas um saco.
Ninguém está indo discorrer que este álbum seja inovador ou material de estado de arte. É apenas uma sólida coletânea de músicas solidamente interpretadas com uma faísca extra que segura a atenção, e será provavelmente apenas uma desfrutável audição para quarenta anos a partir de hoje.

Faixas: I’m Old Fashioned; My Man Hubbard; Backstage Sally; Mr. Sanders; Sun Up; Simple Pleasure; Lelia; Native Son; Holy Land; 88 Strong.

Músicos: Javon Jackson: saxofone tenor; Jeremy Manasia: piano; David Williams: baixo; McClenty Hunter: bateria.

Fonte: Patrick Burnette (AllAboutJazz)

Nenhum comentário: