playlist Music

domingo, 15 de setembro de 2019

P.J. PERRY QUARTET – ALTO GUSTO (Cellar Live)


Explorando um álbum que leva o nome de “Alto Gusto”, um ouvinte prospectivo deve ser perdoado por assumir isto que consiste em ser uma série de temas com batidas fracas, designadas para levar os pés a baterem, dedos estalarem e o coração elevar-se. E uma vez mais vem a ser claro que isto não é o que quarteto do saxofonista alto canadense P.J. Perry tinha em mente, pois seria completamente plausível para ele ou ela, surpreender-se com o que aconteceu.

A resposta para qualquer incerteza deve ser resolvida em parte pelo fato que gusto tem outra definição além de "vigor" ou "gosto", e isto é "entusiasmo" ou "prazer". Sim, é verdade que os tempos no álbum de Perry são amplos, relaxados e moderados (uma exceção é a mordaz   "Two Bass Hit" de Dizzy Gillespie /John Lewis), mas não há dúvida que Perry abarca cada número com extremo entusiasmo, embora ele assuma grande prazer com a charmosa audiência do Yardbird Suite  em Edmonton, onde a sessão foi gravada em Maio de 2017.

Estas são canções, que Perry compõe, importantes para ele em seus anos formativos, antes ele foi forjar uma longa e bem-sucedida carreira como líder e acompanhante com tais grupos celebrados como Boss Brass de Rob McConnell, embora o ganho do prestigioso prêmio canadense Juno para seu álbum, “My Ideal” e o ganho do prêmio da crítica da revista Jazz Report como melhor saxofonista por uma gravação de sete anos de carreira (1993-99).

O grupo inicia com a despreocupada "Ease It" do baixista Paul Chambers e encerra com um hino trotante de Charlie Parker, "Quasimodo" (pseudônimo para "Embraceable You"), no qual Perry concede um número de sutis frases, que seguramente teria trazido um sorriso na face de Bird. Entre elas estão composições de John Hicks ("After the Morning"), Benny Golson ("Stablemates") e a terna de Carl Fischer, "We'll Be Together Again". O número "Close Your Eyes" não é o standard que nomeia, mas uma inédita de Bernice Petkere. Embora não haja nada aqui para colocar o cabelo em pé, Perry e seus talentosos companheiros (o pianista Jon Mayer, o baixista Steve Wallace, o baterista Quincy Davis) traçaram mais de uma hora de sopro persuasivo, que agrada do começo ao fim.

Faixas: Ease It; Close Your Eyes; After the Morning; We’ll Be Together Again; Stablemates; Two Bass Hit; Quasimodo.

Músicos: P.J. Perry: saxofone alto; Jon Mayer: piano; Steve Wallace: baixo; Quincy Davis: bateria.
Para conhecer um pouco deste trabalho, assistam ao vídeo abaixo:


Fonte: Jack Bowers (AllAboutJazz)

Nenhum comentário: