playlist Music

sexta-feira, 6 de setembro de 2019

RALPH ALESSI – IMAGINARY FRIENDS (ECM Records)


Imaginary Friends by Ralph AlessiO laço musical entre o trompetista Ralph Alessi e o saxofonista Ravi Coltrane é defensavelmente desenvolvida dentro de uma harmonia em paridade com o mais alto escalão de combinações de trompete/tenor. Não é meramente uma forte linha de frente, eles são uma unidade que cria alguma coisa maior que a soma das partes. Isto poder ser ouvido em “Iram Issela”. Após o solo de Coltrane que vai do reflexivo ao feérico, incidindo na seção rítmica, os instrumentos de sopro combinados criam uma natural mudança de fase, que faz a simples melodia soar duas vezes com densidade. Durante “Oxide” eles avançam um sobre o outro, sempre deixando uma plenitude de campo e nunca embaraçando a outra linha. Eles também tocam em paralelo a cada um na faixa título, a entonação aquecida de Alessi e os manifestos contemplativos de Coltrane trabalham separadamente até eles se unirem em alto passo.

O pianista Andy Milne, o baixista Drew Gress e o baterista Mark Ferber—creditado como “This Against That” em outros álbuns anteriores de Alessi—também ajuda a estabelecer a cena. Se a música requer uma abordagem suave ou algo mais agressivo (vê “Melee” onde Coltrane exibe suas habilidades no raramente ouvido sax sopranino), o acompanhamento adiciona a quantidade correta de reluzir. O encerramento com “Good Boy” é uma amostra de melhores qualidades de Alessi. Com pouco mais de acompanhamento de Milne, a melodia em rubato mostra a cativante entonação do trompetista, senso lírico, e habilidade para capturar rapidamente notas em registro alto para adicionar drama extra. Todos estes traços estão apresentados ao longo de “Imaginary Friends” (que também obtém sua simpatia com extensa produção de Manfred Eicher), mas seu breve ato declaratório atua como uma confirmação do que nos traz aqui.

Faixas: Iram Issela; Oxide; Improper Authorities; Pittance; Fun Room; Imaginary Friends; Around The Corner; Melee; Good Boy.

Músicos: Ralph Alessi: trompete; Ravi Coltrane: saxofones tenor e sopranino; Andy Milne: piano; Drew Gress: baixo; Mark Ferber: bateria.

Para conhecer um pouco deste trabalho, assistam ao vídeo abaixo :




Fonte: MIKE SHANLEY (JazzTimes)

Nenhum comentário: