playlist Music

sábado, 12 de outubro de 2019

ADRIAN CUNNINGHAM AND KEN PEPLOWSKI - DUOLOGUE (Arbors)


Um projeto de colíder frequentemente é uma oportunidade para ouvir um velho favorito em um novo contexto, e talvez para descobrir um novo músico favorito. Tal é o caso com “Duologue”, o ícone do álbum de Ken Peplowski com o companheiro clarinetista Adrian Cunningham, um australiano residente em Nova York que colaborou com outros aclamados líderes, incluindo o trombonista Wycliffe Gordon e o baixista Vince Giordano.

Porém, o título deste excelente disco correto é algo enganoso, porque o projeto envolve um flexível e colaborativo quinteto, e os três membros da banda efetuam essenciais contribuições, adicionando uma composição individual para a gravação. A pianista acrobática, Renee Rosnes, contribuiu para este programa com “Jimmy Up Jimmy Down”, uma joia que ela compôs para a legenda do saxofone, Jimmy Heath. O baixista Martin Wind ofertou “Looking Back”, que adiciona uma melodia supremamente memorável para preencher o programa. O gregário baterista Matt Wilson forneceu “Sonic Garden”, uma peça com inclinação de vanguarda, que demonstra elementos musicais onde a Terra pode fundir-se com aqueles anéis de Saturno. As afinidades compartilhadas pelos colíderes em canções brasileiras são evidentes: A banda transforma “Carinhoso” de Pixinguinha em uma exibição de uma flauta brilhante de Cunningham, enquanto a leitura do duo de Rosnes e Peplowski para “Luiza” de Antonio Carlos Jobim ilustra porque o mestre do clarinete é convidado a atuar nos festivais em torno do globo.

Em outras partes, neste álbum de doze faixas, Cunningham e Peplowski oferecem competentes segmentos de dois clarinetes, particularmente na animada “Dois Grandes Gringos” (Outros grandes instrumentos de sopro consignados nas sessões de gravação dos colíderes, que contribuem no saxofone tenor e clarinete baixo). Este álbum induz os sorrisos em interpretações de “I’m Just A Lucky So And So” de Duke Ellington e “Alligator Crawl” de Fats Waller, que serão chamarizes para os fãs do jazz clássico. Adicionalmente, este projeto exibe o senso de humor de Cunningham, não apenas na canção título do seu “Mozart After A Few Beers”, mas também no ensaio das notas para o disco: “A ideia de Ken gravar o álbum inteiramente [com os músicos] batucando em uma sugerida reciclada tigela, e coloca à parte … como foi sua ideia de tocando-nos de forma submersa, com apenas bolhas de ar gravado como se elas batessem na superfície (Preliminarmente a banheira provou o fracasso)”.

Brincadeiras à parte, este álbum é impressionantemente bem sucedido.

Faixas
1 Show Type Tune 4:25                     
2 Jimmy Up Jimmy Down 4:13                     
3 Ballade 4:29            
4 Background Music 5:04                 
5 Carinhoso 4:36                   
6 Mozart After A Few Beers 5:36                 
7 Dois Grandes Grinos 5:06              
8 Looking Back 5:11              
9 I'm Just A Lucky So And So 6:43                
10 Luiza 3:43              
11 Sonic Garden 6:01            
12 Alligator Crawl 3:53

Fonte: Bobby Reed (DownBeat)

Nenhum comentário: