playlist Music

quarta-feira, 23 de outubro de 2019

MARTIN WIND – LIGHT BLUE (Laika)


O baixista Martin Wind convoca muitas cores em seu 12º álbum como líder, com time de grandes estrelas, que claramente desfruta de composições e arranjos meticulosamente detalhados e fundamentados em suas habilidades instrumentais. Em matizes que são majoritariamente mais brilhantes que uma luz azul ou reflete a docemente triste palavra brasileira “saudade”.

Os movimentos rápidos de Wind, a improvisação com tom perfeito em pizzicato é exibido no começo em “While I’m Still Here”, uma folia baseada em “Sweet Georgia Brown”, completada pelo órgão de Gary Versace, Scott Robinson no saxofone tenor e pela trompetista Ingrid Jensen, com o estímulo das escovinhas para Matt Wilson.

O baixo de Wind ancora e agrega através de sua balada “Rose” (na qual Robinson faz um dolorido manifesto na taragota), a animada “Ten Minute Song” (Robinson mistura perfeitamente com o clarinete de Anat Cohen na cabeça e tem um solo de três estribilhos no saxofone baixo) e “February”, no qual a mistura de trompete e partes sobrepostas dos saxofones alto e tenor se dá através de uma cortina com notas mais altas de Versace e o suave Wind, com firme dedilhar , brilha.

“Power Chords”, talvez, a peça mais melancólica e mais livre incluída em “Light Blue”, é quase como uma extrapolação acústica do álbum de Miles Davis, de 1986, “Tutu”. O profundo uso do arco por parte de Wind estabelece uma vibração ominosa, então destroi. O solo de Jensen é ambicioso; o saxofone baixo de Robinson e o órgão de Versace lutam, rugem e trovejam; Wilson agita e propulsiona.

As próximas cinco faixas, a partir de um segundo dia no estúdio, alteram os músicos e a sensibilidade. Jensen e Versace se foram, Cohen iluminada (em um duo de clarinete com Robinson em “Genius/Saint”) e Bill Cunliffe ao piano. “Seven Steps To Rio” exemplifica estas canções: Maucha Adnet canta em português, seu marido Duduka Da Fonseca tocando verdadeiros ritmos de samba, Cohen fluindo sobre o baixo acústico de Wind. “De Norte A Sul” tem um episódio intricado no instrumento de sopro, enquanto “A Sad Story” e “Longing” são temas taciturnos.

“Light Blue” pode oferecer uma variedade de audições, estrutura, espírito e destreza.

Faixas: While I’m Still Here; Rose; Ten Minute Song; February; Power Chords; A Genius And A Saint; Seven Steps To Rio; A Sad Story; De Norte A Sul; Longing. (60:25)

Músicos: Martin Wind, baixo; Anat Cohen, clarinete; Ingrid Jensen, trompete; Scott Robinson, saxofones, taragota, clarinete; Maucha Adnet, vocal; Bill Cunliffe, piano; Gary Versace, piano, órgão; Matt Wilson, Duduka Da Fonseca, bateria.

Fonte: Howard Mandel (DownBeat)

Nenhum comentário: