playlist Music

domingo, 6 de outubro de 2019

PETE MALINVERNI – HEAVEN (Saranac)


O pianista residente em Nova York, Pete Malinvern, é um homem espiritual. É um lado da sua personalidade musical que ele explora com profundidade e clareza em “Heaven”, na maior parte um trabalho em trio que coloca seus sentimentos concisos dentro do sagrado, sua flexibilidade e excelente toque junto com seu entusiasmo improvisador na linha de frente deste deslumbrante trabalho musical. Ele serve as tradicionais— "Shenandoah", "A City Called Heaven", "Wade In the Water—ao lado de "Heaven" de Duke Ellington e "Come Sunday" e mais, incluindo a sua composição, "Psalm 23", comissionado como hino para seu trio de piano.  

Malinverni gastou 18 anos como músico de igreja na Defore Street Baptist em Brooklyn, Nova York, uma experiência que certamente o imergiu na criação de música em uma escala celestial. Com “Heaven” ele questiona a essência do conceito. É “Heaven” uma recompensa retardada para a existência íntegra, ou está aqui, justo agora, em casada interação humana, em cada grão de areia? Estas são ruminações evocam talvez eventos de vida: o falecimento, em 2012, da bela e talentosa esposa do pianista/compositora, a vocalista Jody Sandhaus, e uma lembrança de sua própria mortalidade via um susto na saúde em 2016.

Malinverni inicia o trabalho com a canção título composta por Ellington, brilhante, vigorosa, divertida folia que diz “Heaven” está aqui na Terra. A inédita do pianista, "Psalm 23" explora a solenidade e reverência. O spiritual Afro-Americano, "Down To The River to Pray" efervesce como a água rolando sobre lisas e polidas pedras.

“Heaven” revela, aparentemente, o virtuosismo sem esforço de Maliverni combinado com franco abraço destas canções. Encontrando uma semelhança de almas com Curtis Mayfield, Malinverni e seu trio—o baixista Ben Allison e o baterista Akira Tana—suingam com uma graça fluida em "People Get Ready" de Mayfield. Em "Come Sunday" de Ellington, o trompetista Jon Faddis junta-se ao grupo. Surdinado, soando um pouco como Miles Davis de 1958, Faddis conta uma estória com extraordinária pungência com uma eloquente voz entregue, acompanhado por um sutil toque de um trio como eles estendem-se por oito minutos de perfeição suavizada.

A vocalista Karrin Allyson contribui belamente em "Shenandoah" com uma clara e direta apresentação no tempo demonstrado da canção. O saxofonista Steve Wilson une-se ao trio na modernizada "Wade In The Water". A abertura manifesta é encrespada, liderando o solo angular de Maliverni. Então Wilson e o pianista ingressam em uma conversação peculiar que soa como Thelonious Monk e Charlie Rouse em um modo desprendido.

“Heaven” apresenta um alto nível de trio de piano com convidados bem incorporados e encaixa-se em belo exame de sons sagrados.

Faixas: Heaven; Psalm 23; Down to the River to Pray; Shenandoah; Eili, Eili; People, Get Ready; Come Sunday; A City Called Heaven; Wade in the Water; Ashokan Farewell.

Músicos: Pete Malinverni: piano; Ben Allison: baixo; Akira Tana: bateria. Convidados: Karrin Allyson: vocal; Jon Faddis: trompete; Steve Wilson: saxofone alto.

Para conhecer um pouco deste trabalho, assistam ao vídeo abaixo:


Fonte: Dan McClenaghan (AllAboutJazz)

Nenhum comentário: