playlist Music

quarta-feira, 13 de novembro de 2019

ANTONIO SÁNCHEZ (FEATURING WDR BIG BAND) – CHANNELS OF ENERGY (Cam Jazz)


Antigo companheiro de Pat Metheny, o baterista Antonio Sánchez, que compôs toda a trilha sonora percussiva para o filme Birdman de 2014, junta-se ao arranjador e maestro Vince Mendoza para um deslumbrante lançamento ao lado da formidável orquestra alemã WDR Big Band. As músicas vêm dos discos anteriores de Sanchez, “New Life (2013)”, “Three Times Three (2015)” e “The Meridian Suite (2015)”, mas Mendoza as anima e as colore com hábeis expressões sonoras, atrativas contralinhas e pacientes e emocionais construções, que ocasionalmente relembra o trabalho de Maria Schneider. Tocando seu instrumenot como uma orquestra e compondo para orquestra, seu trabalho é gigantesco, Sánchez desenvolve ideias percussivas assimétricas com inteligência fluída, variando através de repetições hipnóticas, suíngue vigoroso, sonhos meditativos e mesmo episódio de free-jazz de “Magnetic Currents” de Meridian (amalgamada aqui com a faixa título).

Detalhes joviais abundam, incluindo os toques no ouvido com o timbre do trombone baixo e o trompete surdinado em “Nooks And Crannies”, a agudamente guitarra rústica de Paul Shigihara em “Nighttime Story”, o comovente saxofone tenor de Paul Heller em “New Life” e o sono pictórico do solo de bateria de Sánchez na faixa final, que retorce atrativamente dentro do vigor, dissonante bitonalidade.

Em outros álbuns, o sentimento de jazz-rock de Sánchez às vezes pode emoldurar através da tensão. Mendoza e a WDR Big Band mantem-no solto e traz um dilúvio de emoção.

Faixas: Disco 1: Minotauro; Nooks And Crannies; Nighttime Story; The Real McDaddy (36:14) 
Disco 2: New Life; Grids And Patterns; Imaginary Lines; Channels Of Energy. (44:43)

Músicos: Johan Hörlen, Karolina Strassmayer, Pascal Bartoszak, saxofone alto; Olivier Peters, Paul Heller, saxofone tenor; Jens Neufang, saxofone barítono; Wim Both, Rob Bruynen, Andy Haderer, Ruud Breuls, John Marshall, Tom Walsh, Rüdiger Baldauf, Lorenzo Ludemann, Martin Reuthner, Jan Schneider, trompete; Ludwig Nuss, Shannon Barnett, Andy Hunter, trombone; Mattis Cederberg, trombone baixo; Omer Klein, piano; Paul Shigihara, guitarra; John Goldsby, baixo; Antonio Sánchez, bateria; Vince Mendoza, arranjador, maestro.

Fonte: Paul de Barros (DownBeat) 

Nenhum comentário: