playlist Music

sábado, 30 de novembro de 2019

STEPHAN CRUMP´S ROSETTA TRIO – OUTLIERS (Papillon Sounds)


Em um mundo perfeito, críticos sempre ouviriam uma banda ao vivo, tocando música da sua nova gravação, direta, antes, de sentar para uma gravação para resenhá-la. Para “Outliers”, as estrelas estão harmonizadas. Stephan Crump’s Rosetta Trio apareceu na série Just Jazz na Mr Musichead Gallery na Sunset Boulevard, em Los Angeles, em 27 de Fevereiro de 2019. O trabalho para esta resenha começou na manhã seguinte.

Versões ao vivo de canções são frequentemente mais longas e mais soltas, do que outras gravações. Não é tanto assim. Crump (baixo acústico), Liberty Ellman (violão) e Jamie Fox (guitarra), na gravação ao vivo, têm um som disciplinado. Concentração é requerida para criar modelos como contraponto.

Ainda há diferenças. Ao vivo, foi mais fácil aquecer abaixo da superfície resfriada desta música. O álbum é mais intimista e melancólico. “Re Eyes” é um suspiro nostálgico. Poderia ser uma canção country. Crump é de Memphis. Quando Fox inicia o improviso, Ellman oferece uma narrativa alternativa com inflexível figura repetida. Arranjos de Crump influenciam o singular recurso desta pequena orquestra de corda.

“Away From, A Way To” é outra melodia como um ato transitório de Crump, mas sua qualidade assombrosa permanece. Espaço é alocado por Fox e Ellman para separadamente reimaginar a canção. Possibilita suas ofertas entre si e funde solos. As linhas de baixo de Crump contribuem para um drama sombrio. Por que não há mais coros de cordas no jazz?

O álbum anterior de Crump, “Rhombal”, foi um elogio fúnebre ao irmão que ele perdeu para o câncer. “Dec 5” é uma peça para seu irmão Patrick que Crump “absteve” de “Rhombal”. Como a maioria das suas composições, soa como uma jornada espiritual em direção à aceitação.

“Outliers” providencia uma aproximação a uma experiência de um concerto ao vivo, mas oferece a vantagem de repetidas audições, onde você encontra novas revelações com a modéstia de Crump, música profunda.

Faixas: In Waves; Re Eyes; Middle March; Outliers; Synapse; Dec 5; Cryoseism; A Way From, A Way To; Esquima Dream.

Músicos: Stephan Crump: baixo acústico; Liberty Ellman: vioão; Jamie Fox: guitarra.

Fonte: THOMAS CONRAD (JazzTimes)

Nenhum comentário: