playlist Music

segunda-feira, 11 de novembro de 2019

VIC JURIS – TWO GUITARS (SteepleChase)


O título do mais recente lançamento de Vic Juris indica um dos seus mais vigorosos álbuns. Largamente devotado às inéditas, canções recentemente elaboradas, estão plenas de contrastes tonais gerados por violões com cordas eletrificadas e de aço (ambos tocados por Juris, mas não simultaneamente). Quando você considera o espectro sonoro colorido, os temas modernos, e o ativo, sutil, às vezes com suporte propulsivo providenciado pelo baixista Jay Anderson e bateria Adam Nussbaum, não que seja sensacional que Juris considere “Two Guitars” como uma das suas mais finas gravações —e a melhor ilustração de como o trio correntemente soa vivo.

Certamente, fãs dos falecidos John Abercrombie e Larry Coryell quererão dar uma ouvida, como destaques do álbum incluem-se impressionantes tributos compostos por Juris para eles. Um amigo próximo dos guitarristas e um colaborador ocasional, Juris impregna “To John” e “Chant for Larry” com um ar comovente e afeição permanente. Estas performances eletrificadas invocam um espírito distintamente evocativo, graças em parte da seção rítmica com sua costumeira delicadeza.

Em outra parte, na sessão, recorda a fascinação de Juris por intrigantes esquemas harmônicos que vêm à tona. Para iniciantes, há “Cerise”, um complicado tema, primorosamente acariciado com escovinhas, incrementado por sonoros interlúdios por parte de Anderson e voos espiralados do guitarrista. Em trabalho mais direto, eletrificado, a propensão talentosa de Juris, compensando as rápidas sucessões de notas simples com acordes ressonantes, frequentemente, vêm para o toque, adicionando textura e impulso para firmes arranjos. Uma tomada imaginativa de “E.S.P” de Wayne Shorter move-se com linhas arpejadas para um veloz suíngue angular; a cintilante valsa acústica “In Three for Two”, elegantemente, emparelha Juris e Anderson. E ainda outro prazer: ouvindo Juris, outra vez acústico, une-se aos companheiros nesta sessão em uma orquestração pop tal como uma simples (em primeira audição) “Julia” de Lennon e McCartney sem obscurecer seu melodioso encantamento.

Faixas

1 CERISE (Vic Juris) 7:04
2 E. S. P. (Wayne Shorter) 4:59
3 IN THREE FOR TWO (Vic Juris) 3:49
4 TO JOHN (Vic Juris) 6:52
5 SARASOTA (Vic Juris) 5:35
6 A CHANT FOR LARRY (Vic Juris) 7:03
7 JULIA (John Lennon/Paul McCartney) 7:38
8 DREAMING (Vic Juris) 5:03
9 MAYAGUEZ (Vic Juris) 7:03
10 KIRBY’S SCENE (Vic Juris) 6:57

Músicos: VIC JURIS guitarra; JAY ANDERSON baixo; ADAM NUSSBAUM bateria.

Fonte: MIKE JOYCE (JazzTimes)

Nenhum comentário: