playlist Music

terça-feira, 17 de dezembro de 2019

CHICAGO SOUL JAZZ COLLECTIVE - SOULOPHONE (Self-released)


Mesmo que seja uma grande falácia, que música com instrumentos de sopro é jazz. Adicione estes instrumentos para o ritmo de R&B, ou para progressões do blues, e é praticamente uma percepção automática. Tal é o caso com o Chicago Soul Jazz Collective, um talentoso sexteto que adiciona um jazz distorcido para ter instrumentistas primariamente acústicos (saxofonista tenor John Fournier, o trompetista Marques Carroll, o pianista Amr Marcin Fahmy, o baixista Andrew Vogt, o baterista Keith Brooks) ao lado do guitarrista Kyle Asche em sua estreia no CD, “Soulophone”.

Os veteranos de Chicago reunidos para saudar o início dos anos 1960 da “era do soul-jazz” pela recriação das gravações de Ramsey Lewis, Herbie Hancock e Stanley Turrentine. Porém, “Soulophone”, na verdade, inclina-se mais através do som soul de Chicago dos anos 60—que rivalizava com o da Motown de Detroit e Stax de Memphis—e isto, em essência, adentra no território mais conhecido do blues de Chicago. A abertura “Prayer Meeting” de Jimmy Smith, a despeito dos solos finos de Fournier, Carroll e Asche e o melhor dos efeitos de Fahmy no piano elétrico, é reduzido a um blues embaralhado sem o áspero Hammond Organ de Smith.

“Soul Shoutin’” de Turrentine cobre o mesmo terreno embaralhado, e “The ‘In’ Crowd” de Billy Page não quebra nenhum terreno novo; foi, provavelmente, incluído por causa de Ramsey Lewis, que com seu trio cruzou os arranjos pop com a versão instrumental deles de 55 anos atrás, quando tais coisas foram possíveis. “Wade in the Water”, a canção gospel tradicional, uma vez interpretada por Lewis, transita melhor como uma seleção intermediária. O tema comum está desviando a banda do esperado material de Chicago. A balada “Lotus Flower”, do compositor francês Pierre Chrétien, destaca Fahmy no piano acústico e linhas harmonizadas por Fournier e Carroll, e no encerramento o standard de Wayne Shorter, “Adam’s Apple”, ostenta solos estelares e decrescendos dramáticos ao final.

Faixas

1 Prayer Meeting 6:04                 
2 The 'In' Crowd 6:49                     
3 Soul Shoutin' 5:13                       
4 Lotus Flower 7:54                       
5 The Rumproller 7:30                  
6 Wade in the Water 6:27                           
7 The Cat 5:38                  
9 Adam's Apple 7:51

Fonte: BILL MEREDITH (JazzTimes)

Nenhum comentário: