playlist Music

domingo, 19 de janeiro de 2020

CHRISTIAN SCOTT ATUNDE ADJUAH – ANCESTRAL RECALL (Ropeadope)


Ao longo de duas décadas de excelência nos lançamentos anteriores, o trompetista Christian Scott aTunde Adjuah provou ser mestre em seu instrumento e um artista que comovedoramente impulsiona paixões. Com este álbum, o multi-instrumentista de 35 anos, natural de New Orleans, adicionará louvores para sua excelente reputação.

Ele define esforços em movimento como "um mapa para um som descolonizado, para desafiar concepções errôneas mantidas, previamente, sobre algumas culturas musicais e aplica um autodescrito conceito expandido de exame e experimentação, para o qual são basicamente listadas como novas convenções harmônicas e "células de previsão " em uma busca para criar uma nova paisagem sonora. Este projeto representa outro passo não em direção de inexplorados arranjos (adicional exploração está disponível no site de Scott ou mídia social).

Estas esperanças foram estendidas para segmentos de Scott aTunde Adjuah solando em um trompete diferente, que deve ter surpreendido ou desapontado com o pouco tempo que este instrumento é predominante, mas ele suplementou o bocal com múltiplas outras opções. Peças percussivas ou experimentando plataformas são frequentemente pronunciadas mais constantemente nos instrumentos do álbum. Misturando estes modelos e outra tecnologia com os antigos modelos rítmicos tribais, que é uma das forças da gravação. "Ritual" é uma das poucas canções a apresentar metais extensivos, conforme apresenta ritmos fundamentais de "Her Arrival", a peça de abertura. "Forever Girl" está próxima do convencional, mas mesmo esta, baseada no rap, é tonalmente estruturada dentro de um acolchoado atualizado e arremessos percussivos.

"Overcomer" é um canto de um túnel de vento, criando um redemoinho vocal em forma de hino para o qual soa como uma igreja de coesão conectada e o principal exemplo da missão manifesta de Scott sobre a reconstrução de normas estabelecidas. "Double Consciousness" é uma trilha sonora sombria que sugere o detetive de mistério do escritor Walter Mosley, Easy Rawlins, buscando esboços do Falcão Maltês na Espanha. "Songs She Never Heard" deve ser a maior bola com efeito deste lançamento. A suave balada chega muito próximo ao seu avô no jazz, com o sax alto suave de Logan Richardson. "Before" é uma excursão à base de sopro capitaneada pela flautista Elena Pinderhughes, navegando em uma suave jornada ao lado de interseções de horizontes do instrumento de Scott aTunde Adjuah. O vocalista Saul Williams compôs, em conjunto, quatro excepcionais peças e contribui, poderosamente, com versos.

Scott é creditado com o toque de mais de uma dúzia de instrumentos, e do som das coisas de cada um deles, em bom uso, dentro do clima do título da canção. Batidas complexas tocam sob e através de estruturas de sentimentos firmemente combinados, que expandem dentro de um pacote alegre de variadas texturas tonais. A percussão multifacetada constrói por trás uma maré e fluxo de eletrônica, instrumentos de sopro com vocalizações sintetizadas e suplementares em um destaque positivo de fones de ouvido do início ao fim.

Scott aTunde Adjuah tem sempre estado musicalmente devotado ao que ele descreve com uma "arquitetura sonora". Há toques tentadores do trompete, mas ele é apenas tão focado em vários teclados e efeitos sintetizados. Com este projeto, ele parece aspirar, sucessivamente, para construir em nível diferente. Algumas seções são ligeiramente repetitivas, mas este é um ponto padrão de percussão. No vigor de originalidade única, Scott se destaca nesta proeza evolucionária. Uma vez mais, os sons de como Scott estão completamente dentro de sua visão e compromisso. Às vezes, deve ser um desafio acompanhar com seu estilo pioneiro, mas do que qualquer um buscando território musical revigorado, deveria encontrar uma profusão deste para desfrutar aqui.

Faixas

1.Her Arrival 04:36         
2.I Own the Night (apresentando Saul Williams) 05:01   
3.The Shared Stories of Rivals [KEITA] (apresentando Saul Williams) 04:38           
4.Forevergirl (apresentando Chris Turner & Mike Larry Draw) 05:37        
5.Diviner [Devan] 03:55
6.Overcomer 04:58        
7.Songs She Never Heard (apresentando Logan Richardson) 06:04           
8.Ritual [Rise of Chief Adjuah] 06:02      
9.Prophesy 04:11            
10.Before (apresentando Elena Pinderhughes) 06:23     
11.Double Consciousness 03:56
12.Ancestral Recall (apresentando Saul Williams) 06:07

Músicos: Christian Scott aTunde Adjuah - Trompete, Adjuah Trompete, Sirene, Sirenete, Flugelhorn Reverso, Percussão, Percussão Sintetizada, SPDSX, Malletkat, MPC, Teclados, Baixo Sintetizado, Pan African Kit, Bateria, Vocal, Sonic Arictexture (todas as faixas); Saul Williams - Vocal (Faixas 2, 3, 12); Elena Pinderhughes - Flauta (Faixas 1, 5, 10); Logan Richardson – Saxofone Alto (Faixa 7); Weedie Braimah - Percussão, Vocal (Faixas 1, 2, 3, 8, 10, 11, 12); Corey Fonville - Bateria, SPDSX, Pan African Kit (Faixas 2, 3, 4, 7, 12); Lawrence Fields - Piano (Faixas 7, 12); Kris Funn – Baixo (Faixas 4, 7); Devan Mayfield - Vocal (Faixa 1); Chris Turner - Vocal (Faixa 4); Mike Larry Draw - Vocal (Faixa 4); Themba Mkhatshwa – Percussão (Faixas 1, 2);
Amadou Kouyate - Percussão (Faixas 1, 2); Munir Zakee Richard - Percussão (Faixas 1, 2)

Para conhecer um pouco deste trabalho, assistam ao vídeo abaixo:


NOTA: Este álbum foi considerado um dos 40 melhores do ano de 2019 para críticos da JazzTimes.

Fonte: Phillip Woolever (AllAboutJazz)

Nenhum comentário: