playlist Music

quinta-feira, 9 de janeiro de 2020

DANIEL CARTER / WILLIAM PARKER / MATTHEW SHIPP – SERAPHIC LIGHT (Aum Fidelity)


Em combinações variadas, Matthew Shipp, William Parker e Daniel Carter têm atuado um ao lado do outro desde os anos 1980. E a harmonia entre eles impregna a maioria das gravações, onde cada dois deles aparecem juntos com uma coesão intutiva, que libera todos os envolvidos ao improviso sem medo. Apesar disto, não significa que suas estéticas estão em complete alinhamento. O time Shipp e Parker tende a exsudar aflição; Carter é tudo sobre a leveza.

Embora, Carter seja um veterano de trabalhos sem conta no campo do free-jazz, seu toque é raramente agressivo. Suas melodias no clarinete nesta gravação ao vivo em 2017 desliza sobre linhas lentamente enfeitadas dos seus parceiros próximo do fim de “Seraphic Light, Part I” e as breves frases do saxofone alto que lança em “Part II” parecem mesmo mais espalhados. Tão frequente quanto não, Parker e Shipp tocam em círculo, ao contrário de Carter, conforme evidenciado em um momento em torno de 18 minutos do álbum na sua primeira seção. Porém, isto não é um problema; a afinidade musical, aqui, é forte o bastante, e eles se complementam sem atenção para que as peças se mantenham juntas. Os espaços entre eles são significantes como quaisquer coisas, as quais eles tocam atualmente.

Faixas: Seraphic Light, Part I; Seraphic Light, Part II; Seraphic Light, Part III. (55:17)

Músicos: Daniel Carter, flauta, trompete, clarinete, saxofones tenor, alto e soprano; William Parker, baixo; Matthew Shipp, piano.

Fonte: Bill Meyer (DownBeat) 

Nenhum comentário: