playlist Music

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2020

BILL FRISELL / THOMAS MORGAN - EPISTROPHY (ECM)


Podem os devotos do guitarrista Bill Frisell ouvir “Epistrophy” sem conexão com um lote de pontos? Não, provavelmente. Gravado ao vivo em Village Vanguard em Manhattan e proeminentemente apresentando o baixista Thomas Morgan, estes intuitivos duetos ressoam com a assinatura de elementos incomuns da sua discografia: o repertório sem fronteiras, os escassos, ainda que, inimitáveis arranjos, a deliberada consideração dada à entonação, espaço, e, mais importante aqui, a sensibilidade compartilhada.

Um seguimento ao lançamento de “Small Town” de 2017, gravado no mesmo cenário e com recompensa similar, “Epistrophy” revela variedades curiosas de influências, que poderiam ser melhor descritas como “Frisellian”, se esta visão não negligencia o significante papel que Morgan exerce. Um mosaico à la Paul Motian em “Mumbo Jumbo”, por instante, parece uma escolha particularmente apta dado às conexões dos músicos com o falecido baterista, e rapidamente faz jus às altas expectativas. Então, também, há joias inesperadas. Por exemplo, o sucesso de R&B dos Drifters , “Save the Last Dance for Me”, uma sugestão de Morgan precedida, pois, de “Wildwood Flower”, faz um delicioso pivô, pense em Marty Robbins encontra Doc Pomus.

Em adição a singulares interpretações em duo de “Epistrophy” e “Pannonica” de Thelonious Monk, o dueto oferece tomadas argutas associadas a Frank Sinatra (“In the Wee Small Hours of the Morning”), Billy Strayhorn (“Lush Life”) e o compositor John Barry (“You Only Live Twice”). Ao mesmo tempo, Frisell e Morgan intercambiam uma sedutora marca de interação. O guitarrista lidera o caminho com entonações moderadas eletrificadas, pontuando seu amplo lirismo com acentos com duplas paradas e harmonia deslumbrante. Discretamente, Morgan está alternativamente firme e solidário, se criando propulsão polida, elaborando desenhos com nuances contrapontuais ou solos modernos, que também adicionam novas facetas e dimensões para a performance.

Faixas

1.  All in Fun
2.  Wildwood Flower / Save the Last Dance for Me
3.  Mumbo Jumbo
4.  You Only Live Twice
5.  Lush Life
6.  Epistrophy
7.  Pannonica
8.  Red River Valley
9.  In the Wee Small Hours of the Morning

Para conhecer um pouco deste trabalho, assistam ao vídeo abaixo:





NT: Este álbum está listado entre os 40 melhores de 2019 conforme escolha de críticos da JazzTimes.

Fonte: MIKE JOYCE (JazzTimes)

Nenhum comentário: