playlist Music

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2020

BRITTANY ANJOU – ENAMIGO RECIPROKATAJ (Origin Records)

Há um maravilhoso senso de vir a ser, de exploração e diversão em Minot, o álbum de estreia da pianista nascida no Norte de Dakota, Brittany Anjou. Ela traz muito do seu talento e energia para as músicas do álbum, que você se surpreenderá porque ela não tinha surgido, ainda, no ar. “Enamiĝo Reciprokataj” (Esperanto para “amor recíproco”) é o trabalho audacioso de uma visionária de 35 anos. Embora, Anjou, às vezes pareça saltar do assento do seu piano, ela, em última instância, sintoniza um portal, estendendo prazer e euforia para qualquer um com ouvidos dispostos a escutar.

No comunicado à imprensa, que acompanha este álbum, Anjou cita as influências de Red Garland, Oscar Peterson e McCoy Tyner movem-se, vagarosamente, no acompanhamento do álbum, e sim, os espíritos de todos os três ressoam em seu toque de bloco de acordes e intricadas conversações interiores. Porém, há também algo de melodias instantâneas de Keith Jarrett, a entonação, em segmentos, no toque intimista de Vince Guaraldi, e a grande loucura de Dave Burrell. Isto não inicia a abrangência dos tratamentos eletrônicos, que, ocasionalmente, sustenta seus dois trios (o baixista Greg Chudzik e o baterista Nicholas Anderson; o baixista Ari Folman-Cohen e o baterista de Nova York, o esteio Ben Perowsky).

A melodia flui através de Anjou como o vento. Em “Olive You”, um toque óbvio em “All of You”, ela e seu grupo suínga delicadamente com uma dissonante agudeza; isto lidera selvagens acordes, um solo de bateria e mais suíngue. “Snuffaluffagas” é nomeado para personagem de Sesame Street, outra, ilusoriamente, suavemente suingante. “Flowery Distress” desenrola-se como um voo sobre paisagens conhecidas e desconhecidas, todos eles cintilantes e maravilhosos. O encerramento, “Reciproka Elektra”, lança balbucios eletrônicos plantando alta velocidade.

Brittany Anjou trabalhou com Shaggs e fundou a LARCENY (Lethal Activist Revival & Creative Enaction in New York) Chamber Orchestra com 25 membros. Ela continua a viajar no mundo para estudar, para tocar e para aprender. E nós temos que aprender com ela.

Faixas: Starlight; Reciprokataj I: Cyrene (Flight of the Butterfly); Snuffaluffagas; Reciprokataj II: Girls Who Play Violin; Balliou for Bartok; Hard Boiled Soup; Reciprokataj III: Harfa; Reciprokataj IV: Olive You; Reciprokataj V: Flowery Distress; Reciproka Elektra.

Músicos: Brittany Anjou: piano; Greg Chudzik: baixo (1-8, 10); Nicholas Anderson: bateria (1-8, 10); Ben Perowsky: bateria (9, 10); Ari Folman-Cohen: baixo (9, 10).

Fonte: BYKEN MICALLEF (JazzTimes)

Nenhum comentário: