playlist Music

terça-feira, 18 de fevereiro de 2020

CHRISSIE HYNDE – VALVE BONE WOE (BMG)


Notícias que a legenda do rock, Chrissie Hynde, tenha uma gravação de jazz, funciona parecido a partes iguais, estranhas e intrigantes. A faixa gravada por estrelas do rock reforçando sua própria nostalgia considerável, explorando o clássico repertório norte-americano, produziu alguns resultados espessos. Por outro lado, Hynde pertence a um grupo de veteranos iconoclastas como Tom Waits, Iggy Pop e Joe Jackson, que poderiam trazer um som distinto ao projeto e o chama de alguma coisa como expansão estética.

“Valve Bone Woe”—o título tomado da resposta poética do irmão para a notícia da morte de Bob Brookmeyer em 2011, funciona melhor como um retrato sonoro de uma dilapidada mansão de Hollywood, que ainda evoca algumas de suas glórias pós-guerra, mas com a exibição de abundantes arestas surradas. Um robusto alto de Hynde ataca clássicos como “I’m a Fool to Want You” de Sinatra e “I Get Along Without You Very Well (Except Sometimes)” de Carmichael sem evocação do glamour do salão de baile (pense em uma jaqueta de couro de um motociclista em vez de uma bata). Porém, ela também traz sua própria sensibilidade para o repertório, interpretando “River Man” de Nick Drake, “Caroline, No” de Brian Wilson e “No Return” de outro ex-namorado, Ray Davies. Ela majoritariamente estabelece “Meditation on a Pair of Wire Cutters” de Mingus e “Naima” de Coltrane, mas eles fortalecem a suavidade. Infelizmente, a exuberante orquestração frequentemente pondera questões antes de edificá-las.

A ambivalência que percorre através das letras de muitas canções é também uma bem ajustada atitude através do gênero. Hynde chama-o de gravação de “jazz dub”, que é bastante cuidadosa, mas não é completamente sentida como uma gravação de Hynde, embora a ofereça através de uma linha em “I Wish You Love” do filme Eye of the Beholder. Há um possível elo para dizer em “Brass in Pocket”, também, mas isto requereria o arrojo de uma configuração com um par de fiéis assistentes.

Faixas

1 How Glad I Am (Larry Harrison / Jimmy Williams) 04:38
2 Caroline, No (Tony Asher / Brian Wilson) 04:53
3 I'm a Fool to Want You (Joel Herron / Frank Sinatra / Jack Wolf) 05:57
4 I Get Along Without You Very Well (Except Sometimes) [Hoagy Carmichael] 02:59
5 Meditation on a Pair of Wire Cutters (Charles Mingus) 03:20
6 Once I Loved (Norman Gimbel / Antônio Carlos Jobim / Vinícius de Moraes) 04:18
7 Wild is the Wind (Dimitri Tiomkin / Ned Washington 05:46
8 You Don't Know What Love Is (Gene DePaul / Don Raye) 04:49
9 River Man (Nick Drake) 04:37
10 Absent Minded Me (Bob Merrill / Jule Styne) 05:51
11 Naima (John Coltrane) 05:20
12 Hello, Young Lovers (Oscar Hammerstein II / Richard Rodgers) 04:29
13 No Return (Ray Davies) 04:17
14 Que Reste-T-Il De Nos Amours? (Charles Trénet) 04:42

Fonte: MARTIN JOHNSON (JazzTimes)

Nenhum comentário: