playlist Music

sábado, 15 de fevereiro de 2020

JAMIE BAUM SEPTET + - BRIDGES (Sunnyside)


A atmosfera composicional do flautista Jamie Baum criada em “Bridges” é uma coisa mistificadora.

Para o seu quarto álbum com o septeto que aparece aqui, seu sexto completamente como líder, Baum investiga semelhanças em, aparentemente, práticas musicais dessemelhantes da cultura judaica, do Sul da Asia e das melodias árabes. É uma forte premissa, carregada com potenciais armadilhas, mas com uma generosa compositora para uma banda com a qual ela está bem familiarizada, “Bridges” oferece diversos humores distintos durante nove peças, três das quais inclui The Shiva Suite, o ponto central do programa.

Seguindo três faixas lentamente preparadas, salpica dissonâncias que interrompem a primeira porção desta suíte— adequadamente intitulada “Earthquake”—antes da banda mover-se em complicado território composicional e uma conclusão tranquila em “Contemplation”. Um grandioso desvio de uma guitarra distrai um pouco o tenor, que está em toda parte do álbum, em “Joyful Lament”, centrada na melodia emprestada pela vocalista paquistanesa Nusrat Fateh Ali Khan em “Lament”. Porém, a distinção auricular também serve para reforçar a premissa de “Bridges”: a conexão de culturas diferentes dentro de uma experiência singular.

Para o crédito dela, raras vezes, o foco de Baum é a banda, reforçando o objetivo composicional que “Bridges” fundamenta; ela deixa uma plenitude de campo para a percussão e vocais de Navin Chettri, para a contribuição do trompetista da tropa, Amir ElSaffar. Por mais que a razão seja restauradora para ouvir um líder convincente do propósito de sua música, difícil é possibilitar o toque da banda e a interação entre estas culturas e ser o fulcro no qual o álbum inteiro suínga.

Faixas: From The Well; Song Without Words (for S. James Baum); There Are No Words; Honoring Nepal: The Shiva Suite Part 1 - The Earthquake; Honoring Nepal: The Shiva Suite Part 2 - Renewal; Honoring Nepal: The Shiva Suite Part 3 - Contemplation; Joyful Lament; Mantra; UCross Me.

Músicos: Jamie Baum: flautas, singing bowl; Amir ElSaffar: trompete, vocal; Sam Sadigursky: saxofone alto / clarinete baixo; Chris Komer: French horn; Brad Sheik: guitarra; John Escreet: piano; Zack Lober: baixo, singing bowl; Jeff Hirshfield: bateria; Jamey Haddad: percussão; Navin Chettri: percussão, vocal.

Para conhecer um pouco deste trabalho, assistam ao vídeo abaixo:


Fonte: Dave Cantor (DownBeat)

Nenhum comentário: