playlist Music

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2020

JOE POLICASTRO TRIO – SCREEN SOUNDS (JeruJazz)


O trio altamente original baseado em Chicago pareceria nos seduzir com uma coleção de temas de cinema e TV, mas, cada tela prateada viciada, os músicos realmente estão pesquisando dentro de uma cornucópia para seus próprios entretenimentos em Screen Sounds.

A abertura, uma canção de batalha de um filme de Akira Kurosawa de 1960, é completamente obscura e firme, com a maximação distorcida da guitarra de Dave Miller, além de ser uma audição tranquila. Como uma rápida atenuação, a banda segue com tema indelével e amoroso de Midnight Cowboy de John Schlesinger de 1969, o baixo de Policastro tomando o estribilho da abertura e a melodia, então trocando papéis com Miller. O desembaraçado Miller sabe bem como fazer o contraponto de seus próprios pronunciamentos com notas antifônicas em registros opostos, e Policastro consequentemente reformula o estilo de arco na melodia conforme a guitarra inicia o acompanhamento repugnante.

Policastro insiste que não há manifesta ironia ao tocar, embora haja excentricidade em Miller em “Nadia’s Theme”, sugere o conhecimento da estética post-noir de Jim Jarmusch ou David Lynch. Ele torna-se mais jazzista, como faz seu grupo suingante, em “Cool Hand Luke”, onde a arquitetura relaxada da guitarra relembra Jeff Parker com a Chicago Underground Orchestra. Miller comanda uma pictoricamente, e arqueadamente extravagante, abordagem divertida. E a bateria loquaz de Avery, aqui, lembra um pouco Shelly Manne em “Way Out West” de Sonny Rollins, conforme o líder move-se através de um suporte mais tradicional —até as coisas reabrirem ao final, quando Miller peculiarmente adota um estilo resoluto. A reverberante carregada “Summer Kisses, Winter Tears” vem a ser um clássico de salão com uma batida de bolero de Avery, com o coro de Miller e Policastro relembrando o original de Elvis. A deleitavelmente límpida e existencial “Blade Runner” de Vangelis é interpretada com luvas de pelica, exceto por uma melancolia, a meio de caminho, culminando em adorável acompanhamento musical improvisado.

Este trio refinou a mistura de suas camadas fracamente distantes, atuando em três noites em uma semana em Chicago no Pops for Champagne e através de uma extensa excursão. Seu profundo entendimento entre si e a análise esperta de escolha de repertório recompensa a repetição e encerra a audição.

Faixas: Screen Sounds: Yojimbo (Main Title); Everybody’s Talkin’/Midnight Cowboy; Nadia’s Theme (Theme From The Young And The Restless); Cool Hand Luke (Main Title); Summer Kisses, Winter Tears; Twin Peaks Theme; Angela (Theme From “Taxi’); Hallelujah; The Godfather (Main Title And Love Theme): Blade Runner (Love Theme); Having An Average Weekend (Theme From Kids In The Hall). (65:36)

Músicos: Joe Policastro, baixo; Dave Miller, guitarra; Mikel Avery, bateria.

Fonte: Michael Jackson (DownBeat) 

Nenhum comentário: