playlist Music

segunda-feira, 30 de março de 2020

LARRY GRENADIER – THE GLEANERS (ECM Records)


O baixista Larry Grenadier tem um currículo impressionante: múltiplas gravações com Herbie Mann, Paul Motian, Charles Lloyd, com o trompetista/irmão Phil Grenadier, com a vocalista/esposa Rebecca Martin, Chris Potter, Joshua Redman, Jamie Saft e muitos outros. Sua marca tem sido aprimorada pelo seu estelar trabalho com Pat Metheny e uma associação de mais de 20 anos com Brad Mehldau. Não é surpreendente que Grenadier não tenha lançado um álbum solo, dada a relativa raridade de gravações apenas com baixo, mas “The Gleaners” prova ser o mérito da espera.

Esta estreia foi acelerada pelo fundador da ECM, Manfred Eicher, e inclui sete composições inéditas e uma eclética mistura de reedições. A breve abertura, usando arco, "Oceanic" providencia um belo, melancólico começo que dá o caminho para um tributo com bom sentimento a Oscar Pettiford, uma inspiração inicial de Grenadier. "Gone Like the Season Does" retém a singular tepidez, e cortes afiados, da versão vocal original de Rebecca Martin. Grenadier inclui um interessante medley traçado a partir de diferentes compositores com "Compassion" de John Coltrane e "The Owl of Cranston" de Paul Motian. O baixista enfatiza as diferenças com as técnicas, mas cria uma natural mistura das peças. Há um bom acordo de variabilidade dos estilos em “The Gleaners” com o peculiar toque folk de "Woebegone", o intricado e firmemente articulado "Bagatelle 2", com uma qualidade de robô de "A Novel In a Sigh" e uma moderna entonação profunda em "My Man's Gone Now" de George Gershwin.

O relacionamento de Grenadier com o icônico selo ECM data de duas décadas atrás, iniciando com “The Water Is Wide (1999) ” de Lloyd e incluindo o Mark Turner/Jeff Ballard Fly Trio e gravações com o guitarrista Wolfgang Muthspiel, que contribui aqui como um compositor. Eicher tem uma afinidade com gravações solo de baixo, tendo hospedado Dave Holland, Eberhard Weber, Barre Phillips e Miroslav Vitous em tais configurações. É iluminante ouvir Grenadier na forma como ele executa as baladas belamente orquestradas, vinhetas esparsas e improvisações. Tão inteligente, esperto e tecnicamente premiado quanto é, Grenadier sempre coloca a canção primeiro e a leva para uma grande audição.

Faixas: Oceanic; Pettiford; The Gleaner; Woebegone; Gone Like the Season Does; Compassion / The Owl of Cranston; Vineland; Lovelair; Bagatelle 1; Bagatelle 2; My Man’s Gone Now; A Novel In a Sigh.

Fonte: Karl Ackermann (AllAboutJazz)

Nenhum comentário: