playlist Music

sexta-feira, 6 de março de 2020

RONNIE CUBER - RONNIE’S TRIO (SteepleChase)


É fácil tocar standards, mas são condenados a serem difíceis de tocá-los. O problema é uma familiaridade: Como ocorre uma tomada da canção que tocou literalmente uma milhão de vezes e encontra algo novo nela? Alguns músicos mais jovens trabalham com o problema, evitando as alegorias do toque tradicional (Obbligato de Tom Rainey faz isto extremamente bem), embora seus companheiros mais velhos frequentemente explorem mais profundamente dentro das possibilidades harmônicas da música (Lee Konitz e Keith Jarrett saltam à mente aqui).

A solução do saxofonista barítono Ronnie Cuber, aqui, é mais simples: Livre do uso do piano, adicionou espaço para a liberdade rítmica das coisas. Obviamente, houve trios sem piano antes, mas Cuber se favorece a partir desta abordagem e prepara algo simples com arranjos memoráveis e tem dois excelentes acompanhantes no baixista Jay Anderson e no baterista Adam Nussbaum.

Um ácido teste aqui é “Bernie’s Tune”, que convidaria inevitavelmente uma comparação à versão sem piano de Baker/Mulligan. O trio de Cuber escamoteia isto, tendo o toque de Anderson em linha harmonizada com Cuber na cabeça, dando contornos harmônicos à canção, que as faz inteiramente deles. Então há  “What Is This Thing Called Love”, onde os pratos de Nussbaum, não o baixo, são quem dominam a pulsação; estes alegram o balanço, e deixa os três instrumentistas mais livres sem sacrificar o comando rítmico, que tipicamente caracteriza a canção.

O melhor de tudo, há o próprio Cuber, cujo toque tem, incrivelmente, um crescendo de forma mais competente cada ano que passa. Seu som, robusto e afável, completa com personalidade e firmeza, sendo rigoroso para não ser intimidado pelo vigor e perspicácia que ele traz para joias como “St. Thomas” e “Honeysuckle Rose”, ou o lirismo como o qual ele embebe “All the Things You Are”.

Faixas

1. Silver's Serenade
2. What Is This Thing Called Love
3. St. Thomas
4. Jean-Marie
5. Body And Soul
6. The Jody Grind
7. Just Squeeze Me
8. Bernie's Tune
9. Só Danço Samba
10. Honeysuckle Rose
11. All The Things You Are
12. Lover Come Back To Me

Fonte: Ronnie Cuber (saxofone barítono); Jay Anderson (baixo); Adam Nussbaum (bateria).

Fonte: J.D. CONSIDINE (JazzTimes)

Nenhum comentário: