playlist Music

domingo, 15 de março de 2020

SEAMUS BLAKE – GUARDIANS OF THE HEART MACHINE (Whirlwind Recordings)


Seamus Blake nasceu em 1970 em Londres, Inglaterra, mas cresceu em Vancouver, Canadá. Ele estudou jazz na Berklee College of Musica e , após a graduação, migrou para Nova York, onde veio a se fixar na cena jazzística, incluindo a participação na Mingus Big Band. Ele tocou ou gravou com Victor Lewis, John Scofield, Chris Cheek, Bill Stewart, Ethan Iversone Dave Douglas e apareceu como acompanhante em cerca de 70 álbuns.

Em 2017, Blake reuniu um novo quarteto, “The French Connection” que incluiu o piano de Tony Tixieron, o baixo de Florent Nisse e Gautier Garrigue, todos os três, não surpreendentemente, com saudações da França. Eles gravaram seu primeiro disco em Paris em Novembro de 2017, que culminou nesta estreia de Blake para a Whirlwind Recordings. Seguindo o álbum de Blake de 2016, “Bridges (AMP) ” e “Superconductor (5Passion)” de 2015, “Guardians Of The Heart Machine” inicia com a faixa título que se distingue por uma brilhante e memorável melodia. O saxofone tenor de Blake domina em "Vaporbabe", alternadamente límpido e fulgurante.  Entretanto, "Betty In Rio”, à la Thelonious Monk, é uma exuberante música com linha flexível e inesquecível.

Um ponto de diferença chega no encerramento com "The Blasted Heath", o vocal delicado e melancólico de Blake, sutilmente misturando-se com o piano e baixo. O sentimento aqui não é diferente de várias ações recitativas populares de “The Escalator Over The Hill (JCOA, 1971) ” de Carla Bley, que faz a apresentação não usual de Blake mais atrativa. O espírito do álbum é abrangente, indo de uma balada suave,"I'm Okay", a uma angular "Lanota", mas tudo compartilhando as características unificantes de performances completas de bravura e composições satisfatoriamente seguras.

Faixas: Guardians Of The Heart Machine; Vaporbabe; Sneaky D; I’m Okay; Lanota; Wandering Aengus; Betty In Rio; Blues For The Real Human Beings; The Blasted Heath.

Músicos Seamus Blake: saxofone tenor, voz; Tony Tixier: piano; Florent Nisse: baixo; Gautier Garrigue: bateria.

Para conhecer um pouco deste trabalho, assistam ao vídeo abaixo:


Fonte: Roger Farbey (AllAboutJazz)

Nenhum comentário: