playlist Music

terça-feira, 21 de abril de 2020

BRANDEE YOUNGER – SOUL AWAKENING


Brincando com a linha do tempo da sua própria produção, a harpista Brandee Younger apresenta uma coletânea de música cuja inteireza antecipa a realização e lançamento dos seus dois álbuns anteriores—Live at The Breeding Ground de 2014 e Wax & Wane de 2016. Basicamente, em linha com o que apareceu nestas gravações complementares, “Soul Awakening” ainda manobra para se sobressair apresentando-se com um pouco mais de variedade. 

Uma eclética mistura espiritual e comovente, este encontro se prova excitante desde o começo. Ravi Coltrane realiza uma aparição como convidado e o baterista Chris Beck alimenta as chamas, “Soulris” do baixista Dezron Douglas faz uma abertura convincente. Três composições de Younger seguem, marcando a harpista com uma força fundamentada e sofisticada. “Linda Lee” encontra a mais moderno dentre harpistas em sua melhor cintilação, compartilhando os holofotes com acoplamento conversacional do saxofonista tenor Chelsea Baratz e pelo trompetista Freddie Hendrix; “Love’s Prayer” com um retorno da aparição de Coltrane, inicia com melodiosa poesia Zen e culmina com fervilhantes nascentes, e “Respected Destroyer” apresentando o trompetista Sean Jones, mistura alusões de encanto asiático e sólidas sugestões neo-soul dentro de uma embalagem transparente.

Acenando para as influências do seu chefe, Younger inicia a segunda metade do álbum com a tomada de um trio em “Games” de Dorothy Ashby e fecha a cortina com uma jornada centrada no saxofone através de “Blue Nile” de Alice Coltrane. Uma tomada hipnoticamente fluente de “Save the Children” dedicada à filha do saxofonista Jimmy Greene—a falecida Ana Grace Marquez-Greene, uma vítima da tragédia de Sandy Hook—e a livremente tecida faixa título exibe, ainda, outra faceta da capacidade artística, algo dividida, de Younger. As razões para a chegada, algo tardia, deste trabalho produzido por   Douglas não são completamente claras, mas foi certamente valiosa os seis anos de espera.

Faixas

1.Soulris apresentando Ravi Coltrane 04:53       
2.Lindalee 04:43              
3.Love's Prayer apresentando Ravi Coltrane 05:22           
4.Respected Destroyer apresentando Sean Jones 07:01
5.Games 05:42 
6.Save the Children apresentando Niia 05:30     
7.Soul Awakening 03:51               
8.Blue Nile apresentando Antoine Roney 07:33

Músicos: Brandee Younger, harpa; Dezron Douglas, baixo; EJ Strickland, bateria; Ravi Coltrane, sax tenor sax, faixas 1,3;Sean Jones, trompete, faixa 4;Freddie Hendrix, trompete, faixa 2;Stacy Dillard, sax soprano, faixas 7,8; Chris Beck, bateria, faixas 1,3; Chelsea Baratz, sax tenor, faixas 2,4,7; Nicole Camacho, flauta, faixa 7; Antoine Roney, sax tenor sax, faixa 8;Corey Wilcox, trombone,faixa 4;Niia, vocal, faixa 6
               
Fonte: DAN BILAWSKY (JazzTimes)

Nenhum comentário: