playlist Music

sexta-feira, 17 de abril de 2020

MONTY ALEXANDER – WAREIKA HILL (RastaMonk Vibrations) [MACD]


“Como um Rastafari na Jamaica, ele era diferente”, o pianista jamaicano, Monty Alexander, disse de Thelonious Monk, cuja primeira audição no legendário Five Spot em Nova York ocorreu em 1963. Monk, em breve, veio a ser a maior influência da música de Alexander, que foi enraizada no reggae e ska do seu país nativo tão bem quanto o jazz, que ele absorveu nos estúdios de Kingston e mais tarde quando migrou para Nova York. Em “Wareika Hill (RastaMonk Vibrations) ”, uma coleção de reinterpretações modernas de joias de Monk, Alexander efetivamente crava nas idiossincrasias do seu herói.

Gravado ao longo de vários anos, apresenta Alexander e um grupo nuclear de instrumentistas mais poucos convidados, incluindo o guitarrista John Scofield, que injeta pungentes linhas afiadas com wah-wah dentro das charadas de “Bye-Ya”. Joe Lovano apresenta uma afiada brincadeira em uma pesada percussão em “Green Chimneys”, que abre com solo de piano, que tem o líder jogando uma citação introdutória de um tema de James Bond composto por John Barry.

“Wareika Hill” está embalado com furtivos reinícios de material clássico. Uma versão ao vivo em Paris de “Well, You Needn’t” alterna entre algo semelhante a ritmo de salão de baile e suingue, e apresenta provocativos giros através do saxofonista tenor Wayne Escoffery e do trombonista Andrae Murchison. “Bemsha Swing” inicia com um desacompanhado piano em estilo stride, antes de deslizamento para as raízes do reggae e, posteriormente, passando para um jazz mais tradicional. “Brilliant Corners” é refeita com uma melodia tocada na melódica e no piano, engolindo o balanço e pulsação na Nyabinghi drums, e uma linha de baixo que incorpora parte do tema.

Há outros mimos, aqui, também, incluindo a já divertida “Rhythm-a-Ning”, com mais excursões de Escoffery e Alexander, em um arranjo inspirado em gravação de Bob Marley. “Nutty”, também com Escoffery, é construída em ritmos bem desenvolvidos. E “San Francisco Holiday” muda de ritmos jamaicanos para o suingue, beneficiando-se das granulosas passagens de Ron Blake. 

Faixas

1. Wareika 0:18
2. Misterioso 6:48
3. Nutty 6:32
4. Bye-Ya 5:55
5. San Francisco Holiday (Worry Later) 6:19
6. Rhythm-a-Ning 5:36
7. Brilliant Corners 4:49
8. Well You Needn't 5:21
9. Bemsha Swing 6:54
10. Green Chimneys 6:20
11. Monk's Dream 6:36
12. Abide with Me 4:22
13. Well You Needn't (Live at the Paris Philarmonie) 4:39
14. Wareika Goodbye 0:22

Músicos: Monty Alexander: piano; JJ Shakur: baixo acústico; Jason Brown, Obed Calvaire: bateria; Andy Bassford: guitarra; Karl Wright: bateria/percussão; Leon Duncan: baixo elétrico; Junior Wedderburn, Abashani Wedderburn, Bongo Billy: Nyabinghi drums; Courtney Panton: baixo elétrico; Earl Appleton: teclados; Ron Blake: sax tenor; Wayne Escoffery: sax tenor; Joe Lovano: solo sax tenor (Green Chimneys); John Scofield: solo de guitarra (“Brilliant Corners” e “Bye-a”)

Para conhecer um pouco deste trabalho, assistam ao vídeo abaixo:


Fonte: PHILIP BOOTH (JazzTimes)

Nenhum comentário: