playlist Music

sábado, 23 de maio de 2020

BERKLEE COLLEGE OF MUSIC - 2017 SESSIONS: THE BEST OF THE JAZZ REVELATION RECORDS YEARS (Jazz Revelation)


Berklee College of Music, de Boston, tem uma história conhecida de produção anual de gravações dos estudantes de jazz desde os anos 1950. Quinze anos atrás, a produção passou de empreendimento da faculdade para um selo dos estudantes chamado Jazz Revelation Records. Esta compilação inclui uma faixa de cada lançamento de 2004 a 2014.

 “It’s Not the Moon” de Gerry Mulligan do álbum “Rebirth (2004) ” apresenta a vocalista Sara Leib em dois solos sem palavras nos quais ela emula um trompete e, posteriormente, um trombone. Ela está acompanhada pelo pianista Mark Shilansky, pelo baixista Edward Perez e pelo baterista Michael Herklots. A composição do baterista Dave Lewis, “SH-7”, de ”Two (2005)”  tem mais da pulsação do sentimento de Pat Metheny, destacando o guitarrista Bryan Baker e o tecladista Tom Thorndike. O saxofonista, bem ajustado no quinteto, Mike Tucker explora seu toque bop em “Fanfare” a partir de “ Ars Nova (2006)”, com o pianista Leo Genovese, o trompetista Eric Bloom, o baixista Hogyu Hwang e o baterista Lee Fish.

Três faixas oferecem algum toque de fino jazz latino: “Todavía No” de “The New Old School (2007) ”, uma exploração de 11 instrumentistas da original banda do pianista Juan Andrés Ospina; o vibrante pianista Dayramir González em “Mabel’s Cha” de “Octave (2008) ” apresenta Jeremy de Jesus na flauta e a peça firmemente guiada pelo flamenco do pianista Juan Perez Rodriguez, “Aguas de Gibraltar”, de “Catalyst (2013)”  é reforçada com palmas ritmadas.

O pianista Cedric Heriot atua em seu “Louisiana” de “Common Ground (2008”) com o baixista Joshua Hari Brozosky e o baterista Dan Pugach. O hepteto com domínio de cordas do pianista Emi Inaba, incluindo o baixista Katie Thiroux, explora “New Vision”, de Inaba, de “Dedication (2009)”, enquanto a peça do trio do pianista Enrico de Trizio, “The Journey Ahead”, de “Birds of a Feather (2010)” é suave e elevada. “Megatune” do bandolinista Bryce Milano de “Ripple Effect (2012)” também apresenta Roni Eytan em uma gaita cromática, realizando uma singular mistura musical. O encerramento, “News from the Afterlife” de “Upswing (2014)”, é uma apresentação exótica do compositor Axel Hachadi no saxofone soprano e Simon Moullier, no vibrafone, no quinteto com o guitarrista Erick Del Aguila, com o baixista Max Gerl e o baterista Patrick Simard.

Após as sessões de 2017, foi lançado o selo Berklee Revelation Records com uma abordagem mais ampla com gênero não específico para melhor refletir a comunidade atual de Berklee. As gravações de 2018 e 2019, Union and Horizon, destacam compositores jovens pop que estão realizando um ótimo trabalho, mas não há uma lambidela de jazz.

Fonte: KEN FRANCKLING (JazzTimes)

Nenhum comentário: