playlist Music

terça-feira, 19 de maio de 2020

CRAIG HARRIS – BROWN BUTTERFLY (Afro Future Concept)


Se já houve um candidato ideal para um tributo para o jazz, este é Muhammad Ali. Seu estilo de boxear era uma poesia em movimento, claro, mas ele tinha também uma vida significante de orgulho negro, um homem cuja resistência em face do racismo e da arrogância imperialista norte-americana e cada pedaço do seu legado foi tão forte quanto seu heroísmo no ringue. O trombonista Craig Harris é uma escolha apropriada para liderar tal tributo. Ao lado dos seus internacionalmente reconhecidos talentos como compositor e músico, o trabalho de Harris tem sido caracterizado por um ativista, uma propulsão Afrocêntrica. É notável que vários dos seus colaboradores, incluindo Sun Ra e Lester Bowie, foram revolucionários e humoristas hábeis, como foi o próprio Ali.


Esta suíte consiste de 21 esquetes, a maioria deles delineiam importantes eventos e períodos da vida de Ali. Eles não estão em ordem cronológica : “A batalha na Terra de Lumumba”, que abrange a luta em 1974 entre Ali-Foreman no Zaire, e esta é a terceira entrada; “Liston-Ali in Miami”, No. 12 na suíte, homenageia a peleja de 1964 onde o jovem Cassius Clay ganhou seu cinturão de campeão mundial, que ele usaria até ter sido retirado três anos depois pela recusa de fazer o serviço militar (um episódio relembrado em “Conscientious Stance Dance”, que mescla provocações, brincadeiras e a coragem de Ali dentro de um completo emaranhado).

Estas gravações são ricamente impressionistas. Batidas, melodias e refrões mimetizam, de forma contrapontual, a rapidez dos pés e punhos de Ali, temperadas e enriquecidas pela maravilhosa entonação do trabalho solo de Harris, tão bem quanto Jay Rodriguez no saxofone e flauta e Eddie Allen no trompete. Nota especial deveriam ser dadas aos poetas Abiodun Oyewole (“The People’s Choice”, “Boma Ye”) e Ngoma Hill (“The G.O.A.T.”), cujos versos enriquecem este projeto e suporta sua mensagem, onde a estatura de Ali em nossa cultura segue como uma fonte de esperança e inspiração.

Faixas

1 The People's Choice 3:41                        
2 Road Work 5:52                           
3 Rumble in the Land of Lumumba 4:26               
4 The Dawn Prayer 3:47                               
5 Ali Shuffle Interpolations 6:29               
6 Bundini/Ali 4:31                           
7 The G.O.A.T. 6:10                        
8 I Shook up the World 1:50                       
9 Float 5:34                       
10 The Gym Is Jumpin (5th St. Footwork) 3:53                  
11 The Cross 0:51                           
12 Liston-Ali in Miami 4:23                         
13 The Crescent 0:36                    
14 Conscientious Stance Dance 6:04                      
15 Bean Pie, Bow Tie and the F.O.I. 3:38                              
16 The Big M (For Malcolm) 4:31                             
17 Frazier-Ali 1, 2 and 3 2:32                     
18 Boma Ye 3:35                             
19 Rope-a-Dope 3:50                    
20 Parkison's (Ali the Finale) 5:46                            
21 The Pugilists Paradise 1:34    

Fonte: DAVID WHITEIS (JazzTimes)

Nenhum comentário: