playlist Music

quarta-feira, 6 de maio de 2020

MICHAEL FORMANEK ELUSION QUARTET – TIME LIKE THIS (Intakt)


Há um sentimento emanando do último trabalho como líder de Michael Formanek.

Não é qualquer coisa com inacreditável excitação; com mais calma, ainda que desenfreado, criatividade que parece transferir, nestas oito músicas, para uma sessão vacilante com a assitência do ágil Ches Smith mergulhando em uma surpreendente ressonância em seu instrumento. Nunca avassalador, entretanto, apenas pungente e equilibrado como o pianista Kris Davis adiciona ligas de cores para inundação de músicas inéditas. Esta cortina permite trabalhos impressionistas para progredir assim facilmente.

A despeito da formação e dos nomes das faixas— “This May Get Ugly” e “A Fine Mess”— “Time Like This” é um tranquilo e delicado conjunto de canções, que dirige seu caminho através das complexidades da capacidade de compor do seu homônimo líder. O saxofonista tenor Tony Malaby funciona como a voz apresentada aqui, embora ele nunca domine, encontrando a música em seus termos coletados visivelmente. Tão livre quanto as porções de “Culture Of None” e “The Soul Goodbye” possam parecer, se apenas por uns breves momentos, a beleza é cultivada, conforme Davis move-se vivamente ao lado do fraseado de Smith, parece quase miraculosa. Isto é tudo alcançado sem falas teatrais impetuosas, apenas com a maestria composicional atrás de “Time Like This”, mas também com as habilidades destes instrumentistas para promover a visão de Formanek, enquanto mantendo suas personalidades sonoras.

Faixas: Down 8 Up 5; Culture of None; A Fine Mess; This May Get Ugly; The Soul Goodbye; That Was Then; The New Normal.

Músicos: Michael Formanek: baixo; Tony Malaby: saxofones tenor e soprano; Kris Davis: piano; Ches Smith: bateria, vibrafone, Haitian tanbou.

Para conhecer um pouco deste trabalho, assistam ao vídeo abaixo:


Fonte: Dave Cantor (DownBeat)

Nenhum comentário: