playlist Music

quarta-feira, 27 de maio de 2020

REVERSO – THE MELODIC LINE (Out Note)


O trombonista Ryan Keberle e o pianista Frank Woeste reunem-se mais uma vez como Reverso, reunidos em seu segundo álbum com o cellista Vincent Courtois. Keberle e Woeste, inicialmente, reuniram-se para explorar seus profundos conhecimentos dos idiomas clássico e jazzístico. Porém, a dupla, sabiamente, evitou o arrogante hibridismo modernista, que embasou o movimento Third Stream (NT: Terceira Via, em tradução livre) dos anos 1950. Em vez disto, eles enfocaram o trabalho do início do século XX dos compositors franceses Les Six, cujos trabalhos atraiu o jazz, música de cabaré e outras formas da então cultura popular.

O tratamento cativante do trio neste trabalho traz à mente um som como tinha Les Six, proporcionando a oportunidade para pesquisar maiores lógicas musicais da diáspora afro, que informou o jazz popular no momento, antes de simplesmente imitá-lo. Peças da “The Melodic Line” evidencia atencioso envolvimento com este repertório, enquanto, ainda, com sentimento contemporâneo. Eles vão além de tentar fazer o jazz soar como música clássica ou vice-versa. Em vez disto, “Reverso” demonstra uma profunda síntese de modos de fazer música, e o resultado é tão relevante para os anos 2020 como Les Six foram para os anos de 1920. Há luz para balanços agitados em “Blue Feather” e “Absinthe” e para a expressividade franca de “Exemplar” e “Clara”, onde as nuances do conjunto de câmara e de trio de jazz são trazidas para uma paisagem sonora cativante e criativa.

Ajuda estes três instrumentistas serem mestres de seus respectivos instrumentos, com convocação a um virtuosismo confiante para as performances deles, que parecem honestas e despretensiosas. O resultado é um novo lembrete, que estas belas possibilidades ainda vivem na confluência do pensamento musical europeu e africano.

Faixas: Blue Feather; Exemplar; Up North; Montparnasse; Absinthe; Sisters Of Mine; L’arlequin Lunaire; Major Jack; Clara. (46:56)

Músicos: Ryan Keberle, trombone; Frank Woeste, piano; Vincent Courtois, cello.

Fonte: Alex W. Rodríguez (DownBeat) 

Nenhum comentário: