playlist Music

domingo, 14 de junho de 2020

AVISHAI COHEN – ARVOLES (Razdaz Recordz)


No passado anos 1990, o baixista Avishai Cohen estava vivendo e trabalhando em Nova York, tendo chegado há pouco anos antes de Israel. Ele recebeu uma chamada telefônica de Chick Corea, que efetivamente mudou sua vida. Não só Corea ofereceu a Cohen um contrato para gravação no selo do pianista, Stretch, como, também, o convidou a se unir em um novo grupo acústico, Origins. Esta associação culminou em um punhado de álbuns entre 1997 e 2000, com Origins e o New Trio de Corea, que incluiu Jeff Ballard na bateria. Da sua estreia em 1998 pela Stretch, “Adama”, Cohen tem lançado cerca de uma dúzia de álbuns sob o nome próprio, simultaneamente apresentando muitos e variados e grupos, espelhando o desenvolvimento imperativo e criativo do seu mentor, Corea. O pianista Elchin Shirinov aclamado no Azerbaijão e, lamentavelmente, nunca observado pela escola de música. Porém, ele ganhou a tutela de alguns tecladistas incluindo Kevin Hays e Jean-Michel Pilc. Nascido em 1971, Noam David, um baterista e compositor, aclamado em Jerusalém e, conforme atestado por sua contribuição neste álbum, preenche seu papel com louvor.

“Arvoles” (significando "árvores" em linguagem latina) inicia com "Simonero", introduzido pelo solo do baixo em pizzicato de Cohen unido por piano e bateria e rapidamente, após o surpreendente complemento do som da banda, com flauta e trombone. Esta é uma combinação encantadora de instrumentos que é repetida em metade das dez faixas. A faixa título é uma peça em trio neobarroco, interpretada com delicadeza, com o uso das escovinhas de David providenciando uma sonora lavagem em solo de baixo em pizzicato de Cohen, considerando a dinâmica contribuição do arco para o baixo de Cohen em "Face M", que é espetacularmente virtuosa. A suntuosa força temática de "Gesture #2" ecoado pelo arranjo neoclássico em quinteto de "Childhood (For Carmel)" acentuada pela intercalação entre o uso do arco e do pizzicato. A canção é revestida por elegante flauta e melancólico improviso no trombone. Cohen adiciona seriedade substancial a "Elchinov" com um uso lúgubre do arco no baixo.

"Gesture #1" é caracterizado por mais estridente ritmo, mas proporciona ampla oportunidade para Shirinov espalhar-se em seu solo vivo, o trio evocando o Scott LaFaro da era do trio de Bill Evans em seus primórdios. A adequadamente intitulada por sua melancolia, "Nostalgia" é, dominada pelo piano macio de Shirinov e é primorosamente sutil o toque de bateria, enquanto Cohen contribui com um solo tipicamente pungente. O arranjo excitante de "New York 90s" é suportado por um baixo firme e pulsação da bateria com um piano indelével com uma melodia sobreposta e por uma resposta em contraponto alegre do trombone e flauta, evocativa e memorável. Eles animam a faixa final, "Wings", que se beneficia de uma melodia cativante e arranjo perspicaz que quase dá a impressão de uma orquestra em passagens da banda.

Faixas: Simonero; Arvoles; Face Me; Gesture #2; Elchinov; Childhood (For Carmel); Gesture #1; Nostalgia; New York 90's; Wings.

Músicos: Avishai Cohen: baixo; Elchin Shirinov: piano; Noam David: bateria; Björn Samuelsson: trombone (1,4,6,9,10); Anders Hagberg: flauta (1,4,6,9,10).

Para conhecer um pouco deste trabalho, assistam ao vídeo abaixo:


Fonte: Roger Farbey (AllAboutJazz)


Nenhum comentário: