playlist Music

sexta-feira, 12 de junho de 2020

ULYSSES OWENS JR. – SONGS OF FREEDOM (Resilience Music Alliance)


Um sinal de álbum conceitual de sucesso é aquele que não desgasta suas boas-vindas. O baterista, o produtor e esperto líder musical, Ulysses Owens Jr., exibe quatro diferentes vocalistas em “Songs of Freedom”, um álbum que poderia facilmente ser expandido duas vezes em relação às suas nove músicas, todas elas associadas com ou compostas por Nina Simone, Abbey Lincoln ou Joni Mitchell.

A liberdade que Owens tem em mente não é necessariamente política. O material explora, muito bem, noções de liberação espiritual e emocional, no entanto, a pulsação do álbum é comandada por senso inquietante, que as canções sobre os direitos civis ressoam mais ruidosamente que nestes dias. René Marie soa formidável em “Driva’ Man” de Max Roach e em “Freedom Now Suite” de Oscar Brown Jr. e, positivamente, feroz em “Mississippi Goddam” de Simone.

Em um inspirado elenco e a escolha sequencial, que Owens segue em duas faixas com Marie com o trabalho etéreo de Theo Bleckmann, cujo vocal lapidar no spiritual “Balm in Gilead” traz à mente sua longa associação com Meredith Monk. Ele é apenas tão efetivo na peça mais inesperada do álbum, quanto na tranquilamente contundente “Borderline” do álbum negligenciado de Mitchell de 1994, “Turbulent Indigo”. Três canções de Alicia Olatuja sentem-se como um pós-escrito para seu excelente novo álbum, focando em canções por e sobre mulheres, “Intuition”, particularmente sua versão santificada alegre de “Be My Husband” de Andy Stroud.

O trunfo é a jovem vocalista residente em Toronto, Joanna Majoko, que faz uma poderosa impressão com uma peça breve, apresentando “Freedom Day” de Roach e Brown com equilíbrio e propósito (e um choque de energia do prodigioso e premiado pianista Allyn Johnson). Owens não fantasia as questões com arranjos elaborados, e a banda ajusta cada vocalista ao escopo, conduzido pelo formidável Reuben Rogers, que parece nunca permitir que uma frase se arraste.

Faixas

1 Nina 0:35                        
2 Everything Must Change apresentando Alicia Olatuja 5:16                       
3 Mississippi Goddam apresentando René Marie 4:08                   
4 Balm in Gilead apresentando Theo Bleckmann 6:02                    
5 Be My Husband                           
6 Baltimore apresentando Theo Bleckmann 6:57
7 Joni 0:48
8 Both Sides Now apresentando Alicia Olatuja 5:56
9 Freedom Day apresentando Joanna Majoko 3:51                         
10 Driva' Man apresentando René Marie 3:57
11 Borderline apresentando Theo Bleckmann 6:06
12 Abbey 0:45
13 Oh Freedom 4:30

Músicos: Ulysses Owens, Jr. (baterista); Mike King (pianista,) David Rosenthal (guitarrista), Richie Goods (baixista)

Para conhecer um pouco deste trabalho, assistam ao vídeo abaixo:


Fonte: JazzTimes

Nenhum comentário: