playlist Music

quarta-feira, 15 de julho de 2020

FRANK SINATRA – FRANK SINATRA SINGS FOR ONLY THE LONELY (60th Anniversary Edition) [Capitol]


Para Frank Sinatra, 1958 foi um ano muito bom.  Dois de seus álbuns em estúdio recebeu nominações para o Grammy para Álbum do Ano. Em Janeiro, a Capitol lançou uma narração sobre uma viagem de Sinatra no álbum, “Come Fly With Me”, gravado com a Billy May & His Orchestra. Então em Setembro, o selo lançou um distinto LP, preencheu as canções com uma lanterna sombria: “Frank Sinatra Sings For Only The Lonely”, com orquestração e arranjos de Nelson Riddle. Como se o título não fosse o bastante para conduzir o tema, a capa do álbum representa Sinatra como um palhaço triste (à la Pagliacci), e em 48 segundos na faixa de abertura, temos a murmurante Blue Eyes de Ol, “The songs I know only the lonely know/ Each melody recalls a love that used to be”. O pianista Bill Miller adiciona colorido para um espírito de dramalhão na faixa título, e os ouvintes devem requerer um lenço (O falecido Frank Sinatra Jr. frequentemente ironizou, “O álbum é bastante triste e só seria vendido mediante prescrição”). O LP provou ser um sucesso nas paradas. Canções tais como “One For My Baby (And One More For The Road)” e “Guess I’ll Hang My Tears Out To Dry” veio a ser um produto básico de Sinatra.

O 60 º aniversário da Edição pela Capitol de “Only The Lonely” está disponível em múltiplos formatos, incluindo um CD duplo luxuoso, que inclui um programa de 12 canções inéditas em mono e uma mistura nova em estéreo, tão bem quanto quatro faixas bônus. O CD relançado da Capitol em 1987 incluiu as faixas bônus “Sleep Warm” e “Where Or When”, porém estas canções não são parte de uma nova edição de aniversário, que em vez dissso inclui uma tomada alternativa de “Guess I’ll Hang My Tears Out To Dry” e uma versão comovente de “One For My Baby” com apenas vocal e piano.

Os fanáticos por Sinatra quererão conferir as duas tomadas das sessões não lançadas anteriormente. Uma delas encontram o cantor, um perfeccionista lidando com “Lush Life”—uma canção que não apareceu em “Only The Lonely (ou, notavelmente, em qualquer outro álbum) ”. A outra nova pepita é a marcante colagem em 17 minutos nos quais Sinatra tenta seis vezes manejar todas as partes de “Angel Eyes”—uma canção que a fez entrar no LP oficial. A certa altura, um desapontado Sinatra vocifera sobre o controle do espaço, “Eu não posso encontar esta nota. Eu não sei que inferno está ocorrendo - Em tradução livre”. Estas sessões de gravações, que quase ninguém assiste, mostram músicos de alto calibre, com Sinatra sutilmente improvisando em cada tomada, enquanto os membros da orquestra permanecem firmes. Todos estes combates com “Angel Eyes” são uma fascinante lembrança, que ainda que Sinatra seja agora um ícone sem tempo, ele também foi um mero mortal.

    Faixas

 1. Only The Lonely
 2. Angel Eyes
 3. What's New?
 4. It's A Lonesome Old Town
 5. Willow Weep For Me
 6. Good-Bye
 7. Blues In The Night
 8. Guess I'll Hang My Tears Out To Dry
 9. Ebb Tide
 10. Spring Is Here
 11. Gone With The Wind
 12. One For My Baby
 13. Sleep Warm
 14. Where Or When

Fonte: Bobby Reed (DownBeat)

Nenhum comentário: