playlist Music

sexta-feira, 24 de julho de 2020

JAZZ AT LINCOLN CENTER ORCHESTRA WITH WYNTON MARSALIS – THE MUSIC OF WAYNE SHORTER (Blue Engine)


Nos últimos 20 anos, Wayne Shorter tem devotado uma quantidade considerável do seu tempo reinterpretando seu catálogo dos 50 anos anteriores. Em 2015, isto foi apresentado com outra espécie de reimaginação, quando ele se uniu à Jazz at Lincoln Center Orchestra para um par de concertos, apresentando arranjos dos seus membros para sucessos de Shorter e cortes profundos. Jazz Night in America da NPR, previamente, apresentou algo da música, mas este álbum oferece um repertório completo.

Shorter tem sido aclamado como o maior compositor vivo em pequenos grupos de jazz, e quando a JALC Orchestra adentra no suíngue completo na abertura da faixa “Yes or No”, cujo dádiva é amplificada. No divertido, ainda que afiado arranjo da Lincoln Center, o tenorista Victor Goines lança seções variadas de instrumentos de sopro da orquestra com diferentes aspectos da harmonia: o brilho dos trompetes em notas altas ecoam sobre saxes em tempo médio, enquanto os trombones articulam tríades, que suportam por baixo. Cada parte captura algum detalhe; o escopo e incessante movimento da movente harmonia festiva de Shorter, que pode ser mais completamente digerida e apreciada.

“The Music of Wayne Shorter” cobre uma larga faixa da carreira do saxofonista sobre dois discos e 10 faixas. O material funciona deslizando a partir do vigoroso suingue de Art Blakey, realizando o mesmo fusion mais afiado e impetuoso do final dos anos 1980 como “The Three Marias”, a partir de Atlantis, que soa neste trabalho como um projeto de Shorter, de 2018, o épico da ficção científica, ” Emanon” (curiosamente, não há atuações do trabalho de Shorter com Miles Davis ou Weather Report). O álbum encerra, poeticamente, bem no início da carreira de Shorter: “Mama G”, a partir de “Introducing Wayne Shorter”. A canção etérea direta e saltitante vem a ser um simples, prazeroso e trabalho coletivo de apreciação e reverência de nossos grandes artistas.

Faixas

1 Yes or No 10:20            
2 Diana 7:40      
3 Hammer Head 7:43    
4 Contemplation 7:21   
5 Endangered Species   7:52      
6 Lost 10:03       
7 Armageddon 10:28    
8 The Three Marias 8:10              
9 Teru   5:03      
10 Mama “G” 13:04

Músicos : Wayne Shorter – saxofones tenor e soprano ; Ali Jackson – bateria, tamborim; Carlos Henriquez – baixo; Dan Nimmer – piano; Ryan Kisor – trompete; Kenny Rampton – trompete; Marcus Printup – trompete; Elliot Mason – trombone; Chris Crenshaw – trombone; Vincent Gardner – trombone; Victor Goines – saxofones tenor e soprano, clarinete, clarinete baixo; Ted Nash – saxofones alto e soprano, clarinete, flauta, piccolo; Sherman Irby – saxes alto e soprano, clarinete, flauta; Walter Blanding – saxofones tenor e soprano, clarinete; Paul Nedzela – saxofone barítono e clarinete baixo.

Fonte: JACKSON SINNENBERG (JazzTimes)

Nenhum comentário: