playlist Music

segunda-feira, 6 de julho de 2020

TONY MONACO – THE DEFINITION OF INSANITY (Chicken Coup)


Tony Monaco, um mestre do órgão Hammond B-3, parece estar amadurecendo. O toque feérico, suntuoso e blueseiro que o definiu ao longo de duas décadas de gravações está largamente ausente deste novo álbum. Assim, estão, aqui, suas próprias composições. Ele traz apenas alguém para a mesa em “The Definition of Insanity” e em vez de reinterpretações uma surpreendente variedade de músicas com um trio apresentando o guitarrista Derek DiCenzo e o baterista Tony McClung.

Monaco está majoritariamente descontraído neste lançamento, mostrando corridas apenas ocasionalmente—mais impressionantemente em uma inspirada, embaralhando uma tomada clássica de “Root Down” de Jimmy Smith, no qual ele impulsiona lanças de tração e entra e sai e clica o rotativo orador para modificar a textura. Sua reinterpretação de “Cars Trucks Buses” de Phish é uma grande escolha e um tratamento alegre, não dessemelhante da versão do balanço do jazz que o New Mastersounds esteve tocando por anos. Assim, sua versão funkeada de “Truckin’” do Grateful Dead e sua suave interpretação, em ritmo de bossa nova, “Ceora” de Lee Morgan, o segundo destaque de sua sofisticada técnica e seu estilo expressivo. De fato, três das onzes faixas do disco são bossas, outro indício que Monaco está amadurecendo. Ele tira alguns truques maravilhosos também: fazendo o som do Hammond como uma guitarra de pedal na canção country “Last Date” e empregando escalas turcas em sua inédita, com sabor de Oriente Médio, “Awar Athar”.

Inexplicavelmente, entretanto, Monaco canta em três canções. Quando você é um soberbo instrumentista, mas apenas um simples cantor, por que o você o faria? Ele quase sintoniza Billy Joel (tocando piano, também) em “A Song for You” de Leon Russell, mas esta é a melhor do lote. Seu vocal medíocre, envergonhado, em “Never Let Me Go” infelizmente obscurecem a aparição da convidada, a sua esposa Asako Monaco, que apresenta uma adorável performance ao piano.

Faixas

1 Cars Trucks Buses 6:29                             
2 Ceora 6:29                      
3 Root Down 7:12                           
4 Never Let Me Go 4:51                               
5 Quando Quando Quando 4:28                              
6 Non Ti Scordare Di Me 3:12                    
7 Awa Athar 7:02                            
8 Last Date 4:56                              
9 Truckin' 7:32                  
10 Triste 5:18                    
11 A Song for You 6:17

Fonte: STEVE GREENLEE (JazzTimes)


Nenhum comentário: