playlist Music

domingo, 16 de agosto de 2020

ANTONIO ADOLFO – SAMBA JAZZ ALLEY


Com este álbum, Antônio Adolfo, um exponente inicial da bossa nova, adota um olhar nas raízes da música da sua terra natal, Rio de Janeiro. Ele relembra: "De 1958 a 1965 um pequeno beco em Copacabana, que veio a ser chamado Beco das Garrafas, porque vizinhos em dos altos edifícios usavam as garrafas para atirar dos seus apartamentos em protesto pela música alta e conversa tumultuosa que vinha de baixo. Era como um caldeirão do jazz, samba e bossa nova, graças aos jovens músicos ousados, que encontraram um local ideal para se reunir”.

"As quatro boates do beco gradualmente as saudava, assim como este novo tipo de música tomava conta do espaço. Em 1962, com quinze anos, eu descobri o beco através de alguns amigos entusiastas do jazz e comecei a frequentar nas noites de sábado após as festas. Eu já era uma grande fã de jazz e bossa e comecei a tocar piano. Eu imaginei que o Beco das Garrafas era exatamente o que eu necessitava para crescer como músico através da aprendizagem com outros músicos. Era um bom local para ir! .

Por causa da sua juventude, Adolfo necessitou de uma permissão especial do juizado de menores para tocar nos clubes do beco. Porém, com visitantes jazzistas norte-americanos que iam ao beco para atuar com os músicos locais, ele foi no local certo no tempo correto e logo abandonou seus estudos em Direito para vir a ser um músico em tempo integral. Ele diz: "Sem remorsos! Eu estava tocando o que foi batizado de samba jazz com alguns dos mais finos músicos da época. Olhando para trás, eu vejo o Beco das Garrafas como a mais importante academia de música da minha vida".
Neste álbum Adolfo toca com três instrumentos de sopro na linha de frente, o trompetista Jessé Sadoc, o saxofonista Marcelo Martins e o trombonista Rafael Rocha. O trabalho inicia com "Céu e Mar (Sky and Sea)" de Johnny Alf, um precursor de "The Girl From Ipanema", seguindo com Adolfo tirando o chapéu para Herbie Hancock com o toque soul em "Hello, Herbie".

"Só por Amor" (Just for Love), do seu companheiro músico do Rio, o violonista Baden Powell, está mais relaxado aqui com Rocha à frente. A mística e cadenciada "Casa Forte" (Strong House) de Edu Lobo, foi originalmente gravada por Sérgio Mendes e Brasil 66.

O número de encerramento é talvez o melhor conhecido: "Corcovado" de Antônio Carlos Jobim. Significa "Hunchback - Corcunda" em Português e descreve uma montanha de 2.300 pés, que se eleva sobre o Rio, encimado pela famosa estátua do Cristo Redentor.

Faixas: Céu e Mar (Sky and Sea); Hello, Herbie; Só Por Amor (Just For Love); Casa Forte (Strong House); Tristeza de Nós Dois (Sadness of the Two of Us); The Frog; Obrigado (Thank You); Passarim (Little Bird); Corcovado.

Músicos: Antônio Adolfo: piano e arranjos; Lula Galvão, Claudio Spiewak: guitarra; Jorge Helder: baixo; Rafael Barata: bateria; Dada Costa: percussão; Jesse Sadoc: trompete; Marcelo Martins: saxofones, flauta; Rafael Rocha: trombone; Mauricio Einhorn, Gabriel Grossi: gaita; Claudio Spiewak: shaker.

Fonte: Chris Mosey (AllAboutJazz)

Nenhum comentário: